Data de publicação: 26-08-2016 00:00:00

Candidatos à Prefeitura de Contagem participam de debate

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Cinco dos dez candidatos à Prefeitura de Contagem participaram do 1° Debate Eleitoral Contagem 2016, promovido pelo Diário de Contagem, pela Contagem TV e pelo jornal Contagem Notícias, na noite da última quinta-feira (25), no auditório da Nova Faculdade, no Cidade Industrial.

Alex de Freitas (PSDB), Geraldo Araújo (PSTU), Eduardo Ferreira (PRTB), Kaká Menezes (Rede) e Monique Pacheco (PSOL) participaram dos quatro blocos, respondendo a perguntas formuladas pela comissão de jornalistas, por eles mesmos e pelo público presente. 

As questões eram referentes a educação, saúde, segurança, transporte, cultura, esporte e lazer, infraestrutura e obras, mobilidade urbana e meio ambiente. O último bloco foi destinado às considerações de cada candidato, com tema livre. 

Críticas

Questionada sobre melhorias na mobilidade urbana de Contagem, a candidata Monique Pacheco – única mulher na disputa pela cadeira do Executivo – afirmou que é necessária a elaboração de um planejamento efetivo.

“Eu chamo sempre de mobilidade humana, porque estamos falando da necessidade das pessoas se locomoverem pela cidade. Rampas, estruturas físicas são muito simples de serem feitas. A questão é o interesse público em fazê-las”, afirmou.

Já o candidato Eduardo Ferreira, perguntado sobre as propostas de governo do PRTB para o transporte estudantil, disse que os estudantes, hoje, estão reféns da administração municipal.

“Entendo que precisamos adquirir, por meio da prefeitura, mais ônibus e colocá-los para transportar os alunos, porque contar com a boa vontade do setor privado muitas vezes não se faz prioritário para o gestor atual”.

Polêmica

A deficiência na disponibilização de informações foi outro assunto do debate. Alex de Freitas criticou a ausência de transparência do atual governo municipal em relação aos atos públicos.

“É necessário que nós todos aqui tenhamos coragem de assumir transparência na administração, o enxugamento da máquina, diminuir o gasto com a prefeitura, com a política, o enxugamento de autarquias e alguns órgãos da prefeitura que não têm mais razão de ser”.

Geraldo Araújo rebateu o candidato peessedebista nesse momento e estendeu a crítica ao governo em exercício.

“Esse discurso de cortar máquina, verbas, é o velho discurso neoliberal, que jogou esse país na situação em que está. Contagem foi governada pelo PSDB, no passado, foi um desastre e a atual gestão aplica a mesma política”.

Respondendo a uma pergunta sobre propostas de melhoria nos serviços públicos de saúde, Kaká Menezes afirmou que é preciso haver integração entre os setores.

“Falando sobre segurança, saúde, desenvolvimento social e todas essas áreas da sociedade que necessitam realmente de uma atenção específica, eu não consigo pensar se não for de uma forma transversal, integrando essas áreas para atender ao ser humano de uma forma integral”.

Ausentes

Os candidatos Ademir Lucas (PR), Carlin Moura (PCdoB), Domingos de Castro (PPL), Jander Filaretti (PMDB) e Rodinei Ferreira (PSD), também convidados, não compareceram ao debate. 

A assessoria de Ademir Lucas informou, em nota, que o candidato não poderia comparecer em função de “compromissos políticos já assumidos anteriormente para o mesmo horário”. Os outros candidatos não justificaram a ausência.

As regras do 1° Debate Eleitoral Contagem 2016 foram discutidas com representantes de cada candidato e protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

O debate pode ser assistido, na íntegra, pela Contagem TV e pelo canal no Youtube
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br