Data de publicação: 27-09-2016 00:00:00

Eleitores devem conferir alterações em seções eleitorais

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reprodução Internet
 
A cinco dias do primeiro turno das eleições municipais, os eleitores devem ficar atentos ao local de votação. Em Minas Gerais, houve algumas alterações nas seções eleitorais. No site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG), é possível conferir os dados do título e do local de votação pelo nome e pelo número.
 
Em caso de dúvida, o eleitor pode, ainda, consultar a relação de todas as zonas e seções eleitorais de Contagem.
 
Aqueles que não puderem comparecer para votar deverão justificar a ausência em qualquer local de votação, das 8h às 17h. Na região metropolitana de Belo Horizonte, haverá postos de justificativa na rodoviária da capital e no aeroporto de Confins funcionando no mesmo horário.

Procedimentos
 
De acordo com o TRE-MG, se o eleitor não justificar no dia das eleições, ele tem o prazo de 60 dias após o dia da votação. Nesse caso, o eleitor deve ir, pessoalmente, a qualquer cartório ou central de atendimento da Justiça Eleitoral e solicitar a regularização de sua situação, com o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (formado PDF) – diferente daquele preenchido para justificar a ausência no dia da votação – preenchido e os documentos que justifiquem a ausência, como um atestado médico.
 
Também há a possibilidade de enviar o Requerimento preenchido, acompanhado da documentação, via postal ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor é inscrito. O prazo final para justificar a ausência ao primeiro turno das Eleições 2016 é o dia 1º de dezembro.
 
O eleitor que não votar ou não justificar a sua ausência em três eleições consecutivas sofre algumas consequências, definidas pela legislação eleitoral. Dentre elas, a impossibilidade de obter passaporte, regularizar CPF e de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br