Data de publicação: 20-10-2016 00:00:00

MPF denuncia 21 pessoas por homicídio doloso em tragédia de Mariana

Academia Equilíbrio Funcional
Prédio do Ministério Público Federal em Belo Horizonte
 
Foto: Google Street View
 
Agência Brasil
 
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 21 pessoas por homicídio doloso pelo rompimento da barragem de mineração no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, em novembro do ano passado. Ao todo, 22 pessoas foram denunciadas por diversos crimes.
 
Quatro empresas também foram denunciadas: a mineradora Samarco, responsável pela barragem; as acionistas Vale e BHP Billiton; e a VogBR, empresa que assinou laudo atestando a estabilidade da estrutura que se rompeu.
 
A ação penal do MPF foi protocolada na última quarta-feira (19) e o anúncio foi feito nesta quinta (20), em Belo Horizonte. Entre os denunciados estão diversos funcionários da Samarco: Ricardo Vescovi, presidente afastado; Kleber Luiz Terra, diretor afastado de Operações e Infraestrutura; três gerentes e 11 integrantes do Conselho de Administração. Todos esses são acusados de inundação, desabamento, lesões corporais graves e homicídio doloso, que ocorre quando se assume o risco de matar.
 
A denúncia atinge também representantes da Vale e da BHP Billiton na governança da mineradora. Já o engenheiro Samuel Loures e a empresa VogBR foram denunciados por emitirem laudo enganoso sobre a estabilidade da barragem.
 
Segundo os procuradores do MPF, a ganância da Samarco na busca por lucro levou à tragédia. Com o rompimento da barragem, um grande volume de lama de rejeitos se espalhou deixando 19 mortos, causando poluição à bacia do Rio Doce e devastando a vegetação nativa. O episódio é considerado a maior tragédia ambiental do Brasil.
 
O MPF pede, ainda, reparação dos danos causados às vítimas. Segundo os promotores, a definição dos valores deve ser feita pela Justiça durante a instrução processual.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br