Data de publicação: 20-01-2017 16:32:00

Trump promete uma América para os americanos, em primeiro lugar

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reprodução Facebook
 
Agência Brasil
 
Ao tomar posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump prometeu que, tanto nos EUA quanto no exterior, buscará sempre o interesse dos norte-americanos em primeiro lugar. "Estamos transferindo o poder de Washington e dando de volta para vocês", disse ele na ocasião ao grande público presente ao evento, frisando que, a partir de agora, "uma nova visão governará” o país.
 
Ele é o presidente mais velho na história a assumir a presidência do país e tomou posse erguendo a mão direita e colocando a esquerda sobre uma bíblia usada por Abraham Lincoln, para repetir o juramento previsto na Constituição dos EUA. O juramento foi dirigido pelo presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, John Roberts. Em seguida, Trump abraçou a esposa, Melania, e outros membros da família e logo após iniciou o discurso de posse.
 
"Este momento é o seu momento, ele pertence a você", disse Trump à multidão estimada em cerca de um milhão de pessoas. Ele enumerou alguns dos temas da campanha eleitoral e disse que, na presidência, ajudará as famílias de classe média em dificuldades. Falou, ainda, que vai fortalecer as fronteiras dos Estados Unidos.
 
A transição de um presidente democrata para um republicano ocorreu no Capitólio, o prédio do Congresso dos Estados Unidos. Ex-presidentes, parlamentares e centenas de representantes do Corpo Diplomático estavam presentes. Pela tradição, chefes de governo e de Estados estrangeiros não são convidados para a posse de presidentes americanos.
 
Saúde preocupa
 
Um fato preocupante do novo ocupante da Casa Branca é que Trump tem 70 anos, convive com a obesidade, não é chegado a dietas e não gosta de fazer exercícios físicos. De temperamento explosivo e sem experiência política, ele tem, aparentemente, poucas das qualidades geralmente listadas para aqueles que pretendem administrar uma grande nação como os EUA.
 
Ainda assim, o bilionário republicano superou 19 meses de luta para se impor dentro do Partido Republicano. Nesse processo, ele venceu Jeb Bush, filho e irmão de dois ex-presidentes. E contra o Partido Democrata derrotou a experiente candidata Hillary Clinton, que passou oito anos na Casa Branca como primeira-dama e foi secretária de Estado.
 
No quesito saúde, porém, ele tem também qualidades: nunca fumou e não gosta de bebidas alcoólicas. E, como um homem rico, os especialistas em saúde dos Estados Unidos presumem que ele faça rotineiros exames médicos.
 
Muitos duvidam que o bilionário cumpra a promessa que fez, ao se colocar como pré-candidato pelo Partido Republicano, de romper com a política do passado e inaugurar um novo estilo de governo.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br