Data de publicação: 02-03-2017 10:58:00

Bloco de Carnaval de Contagem faz sucesso em BH

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Galeria de fotos 02

Fotos: Willian Augusto

Galeria de fotos

Na última terça feira (28), o Bloco Maria Baderna fez o segundo desfile em Belo Horizonte, no Carnaval 2017. Os visitantes da praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, gostaram e seguiram o cortejo.

Cantando e tocando músicas autorais, algumas de protestos, a trupe agradou os foliões. Já no início do desfile, o bloco contagense chamou a atenção de todos que aproveitavam o Carnaval na conhecida praça de Santa Tereza.

A bateria ritmada puxada pelos metais, as fantasias e, principalmente, os bonecos gigantes alegraram o último dia de Carnaval dos belo-horizontinos, turistas e centenas de contagenses que prestigiaram o bloco.

No domingo (26), o bloco desfilou na praça da Bandeira, também em BH. Mas o Maria Baderna fez questão de  desfilar primeiro em Contagem. No sábado (25), o bloco desceu avenida João César de Oliveira, arrastando todos que simpatizam com os “baderneiros”.

História

O Bloco Maria Baderna foi criado em 2013 após um grupo de artistas de Contagem criticar o governo municipal pela falta de investimentos na cultura local.

Os investimentos não aconteceram e os artistas foram chamados de “baderneiros”, expressão originada da palavra "baderna", com o sentido de arruaça. Palavra criada pelos ditadores autoritaristas que dominaram o Brasil a partir da década de 1960.

Após pesquisas, descobriu-se que uma dançarina italiana de nome Marietta, nascida em Castel San Giovanni, em 1828, esteve no Rio de Janeiro em meados do século XIX e fez muito sucesso.

Chamada pelos brasileiros de Maria, a bailarina se encantou pelos palcos brasileiros e atraiu fanáticos admiradores. Fãs que gostavam de confusões e brigas de rua. A cada tumulto que acontecia, diziam que haviam sido provocados pelo pessoal da Baderna, os baderneiros de sempre.

Daí a origem do nome Maria Baderna, que inspirou e deu nome ao bloco de Carnaval de Contagem.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br