Data de publicação: 24-03-2017 13:05:00

Câmara dos Estados Unidos pode votar nesta sexta fim do Obamacare

Foto: Reprodução Internet
 
Agência Brasil
 
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos iniciou nesta sexta-feira (24) a sessão para votar a chamada Lei Americana de Saúde, projeto do governo Donald Trump destinado a substituir o Obamacare – sistema de saúde destinado ao atendimento de camadas carentes.
 
Após o adiamento da votação na última quinta-feira (23), Trump deu um ultimato aos parlamentares republicanos. Ele disse que a matéria deveria ser votada nesta sexta, mesmo que a oposição vencesse. “Faz ou morre”, afirmou.
 
A votação havia sido adiada porque não houve consenso entre os republicanos nem garantia de votos para a aprovação. Mesmo com 44 representantes a mais que os democratas, a maioria republicana não havia conseguido convencer um grupo de deputados contrários à revogação do Obamacare. Com a minoria coesa – 193 democratas – o governo precisava garantir que só teria 20 votos dissidentes sobre a matéria.
 
Reforma tributária pode ser a saída
 
Segundo se apurou, 30 parlamentares republicanos pretendiam votar contra. Em uma reunião na noite de quinta-feira, Trump afirmou que, se a votação não ocorresse nesta sexta, ele deixaria o Obamacare como está e, na próxima semana, já iria trabalhar um projeto de reforma tributária.
 
Entre os republicanos contrários ao projeto, há um descontentamento sobre o grande número de norte-americanos que perderão a cobertura de saúde, caso o projeto de Trump seja aprovado. No primeiro ano, 14 milhões de pessoas, e em 10 anos, 24 milhões.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br