Data de publicação: 26-04-2017 17:14:00

Metrô terá que cumprir escala mínima de 80% em horários de pico, na sexta-feira

Foto: Willian Augusto/Arquivo
 
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou o funcionamento de, no mínimo, 80% dos trens do metrô de Contagem e Belo Horizonte na próxima sexta-feira (28), das 5h30 às 10h e das 16h às 20h. Nos outros horários, a escala mínima deverá ser de 60%. No dia, está prevista uma greve geral em repúdio às reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo federal.
 
A decisão do TRT, divulgada nesta quarta-feira (26) pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), impõe, ainda, a aplicação de multa de R$ 250 mil ao Sindicato dos Metroviários, em caso de descumprimento.
 
“A determinação estabelece ainda o funcionamento integral, durante 4h30, das áreas de manutenção de rede aérea, via permanente, sistemas fixos, oficina de manutenção, entre outras. A área de material rodante funcionará por no mínimo 16h diárias. E, fora do horário da escala mínima garantir-se-á, no mínimo um trabalhador na sala de comando e nas torres de controle dos pátios São Gabriel e Eldorado. Havendo serviço inadiável e essencial para o funcionamento seguro dos trens, os trabalhadores deverão cumprir a carga horária necessária para a execução do serviço”, informa a nota da CBTU.
 
Ainda segundo a Companhia, o TRT determinou a notificação da Transcon, da BHTrans e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas sobre a escala deferida, a fim de que as linhas de ônibus se adéquem à demanda dos usuários nos horários em que não houver circulação de trens. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br