Data de publicação: 08-05-2017 18:58:00

Satélite brasileiro chega à posição definitiva até sábado

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
 
Agência Brasil
 
O satélite brasileiro lançado ao espaço na semana passada deve chegar à posição final no próximo sábado (13). O equipamento está na terceira volta ao redor da Terra e terá que dar mais quatro para chegar ao local correto, onde ficará pelos próximos 18 anos.
 
“A saúde do satélite está perfeita”, disse o presidente da Telebras, Antonio Loss. Segundo ele, até agora todas as etapas após o lançamento foram concluídas com sucesso, como a abertura dos painéis solares que garantirão energia ao satélite e o envio dos primeiros sinais de telemetria.
 
Quando o satélite chegar ao destino, serão iniciados os primeiros testes de transmissão, que duram 45 dias. A previsão é de que em 1º de julho a Telebras comece a fazer os primeiros testes para medir a potência do satélite para a transmissão de dados em todas as regiões do país.
 
“Este é um satélite que vai levar transmissão de dados, que é uma demanda crescente. Em um país continental como o nosso, a única forma de chegar a algumas regiões remotas é com um satélite artificial”.
 
Parte da capacidade do satélite será alugada para empresas privadas para oferta de banda larga, especialmente em regiões remotas. Segundo Loss, a Telebras vai ficar com a capacidade necessária para oferecer serviços nos setores de saúde e educação e comercializar outra parte para gerar concorrência na oferta de internet. “Cada região do Brasil vai ser estimulada com a concorrência de, no mínimo, quatro competidores simultaneamente”, afirmou.
 
Lançamento
 
O lançamento do foguete que levou o satélite ao espaço ocorreu no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, na última quinta-feira (4). O satélite, de 5,8 toneladas e 5 metros de altura, vai ficar posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo todo o território brasileiro e o Oceano Atlântico.
 
O equipamento será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga no país, especialmente em áreas remotas. O projeto é uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e envolve investimentos de R$ 2,7 bilhões.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br