Data de publicação: 15-05-2017 18:14:00

Profissionais da Saúde recebem visita de robô em complexo hospitalar

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Adelcio R. Barbosa/Divulgação
 
Profissionais da Saúde lotados no Hospital Municipal de Contagem (HMC) e no Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus receberam a visita do robô humanoide Ozires nesta segunda-feira (15), data em que é celebrado o Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares.
 
O androide desenvolvido por pesquisadores do Centro Universitário de Belo Horizonte realizou apresentações curtas em vídeo-conferência para conscientizar a categoria sobre a importância de lavar as mãos.
 
Ozires é equipado com um distribuidor automático de desinfetante de mão, um projetor de bolso e uma espécie de câmera espiã, para gravar a reação das pessoas ao vê-lo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as lições dadas pelo robô são produzidas no telefone celular e passadas por meio de um aplicativo, que produz vozes robóticas.
 
O androide é um MeccaNoid G15KS, robô humanoide de 1,22 metro de altura (foto abaixo), lançado como brinquedo há aproximadamente dois anos. O modelo foi adaptado para ser utilizada em campanhas de higienização das mãos e foi rebatizado de Ozires, em homenagem ao engenheiro brasileiro Ozires Silva, co-fundador da Embraer.
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br