Data de publicação: 16-05-2017 15:19:00

Prefeitura de BH autoriza reabertura de parques fechados devido à febre amarela

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: João Paulo Vale/Divulgação
 
Agência Brasil
 
Os parques de Belo Horizonte que estavam fechados devido ao surto de febre amarela em Minas Gerais serão reabertos à visitação em breve. A Secretaria Municipal de Saúde avaliou que a situação da doença está sob controle e decidiu autorizar o acesso do público aos parques.
 
Estavam fechados, como medida preventiva para proteção da população, os parques das Mangabeiras, da Serra do Cipó e Jacques Cousteau (bairro Betânia). A Secretaria de Saúde recomenda, porém, que os frequentadores estejam com a vacinação em dia.
 
Apesar da intensidade do surto em Minas Gerais, a capital não registrou nenhum caso de transmissão de febre amarela para humanos. Por outro lado, três macacos encontrados mortos em Belo Horizonte tiveram testes positivos para o vírus da doença; em 11, o resultado foi negativo e 31 ainda não foram confirmados.
 
O Parque das Mangabeiras (foto), na região Centro-Sul, está interditado desde 23 de fevereiro, somando 82 dias fechado. Nesta terça-feira (16) ele recebe a visita de alunos de uma escola. Por enquanto, apenas instituições de ensino poderão organizar passeios voltados para a educação ambiental, mediante agendamento prévio. A reabertura ao público em geral está prevista para o mês que vem.
 
Já o Parque da Serra do Curral, também na região Centro-Sul, fechado há aproximadamente três meses, está em manutenção. Segundo a Fundação de Parques Municipais, ainda não há data para liberar o acesso ao público. O Parque Jacques Cousteau, na região Oeste de Belo Horizonte, deverá ser reaberto ainda nesta semana. A decisão será tomada em uma reunião que será realizada nesta terça-feira. O parque está interditado desde 13 de fevereiro.
 
A doença
 
A febre amarela atinge humanos e macacos e é causada por um vírus da família Flaviviridae. No meio rural e silvestre, o vírus é transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, da zika e da febre chikungunya.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão da febre amarela no Brasil não ocorre em áreas urbanas desde 1942. No atual surto, nenhum dos casos foi considerado urbano.
 
A vacina é a principal medida de combate à febre amarela. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de imunização desenvolvida em Belo Horizonte alcançou cobertura vacinal da quase totalidade da população da capital.
 
Transmissão reduzida
 
O surto de febre amarela no início deste ano é considerado o maior no Brasil desde 1980, quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar dados da série histórica. De acordo com levantamento da pasta, divulgado na última sexta-feira (12), neste ano, a doença já levou à morte 259 pessoas. Até então, a situação mais grave havia ocorrido em 2000, quando morreram 40 pessoas em todo país.
 
Ainda não há explicações científicas sobre a intensidade do surto. Um grupo de especialistas de diferentes estados do Brasil se articulou para investigar a relação entre a doença e a degradação do meio ambiente. Por sua vez, a Fundação Oswaldo Cruz identificou oito alterações genéticas do vírus e vem pesquisando se essas mutações o teriam deixado mais agressivo.
 
De toda forma, desde março, o ritmo de transmissão da doença vem diminuindo. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou o último boletim em 26 de abril. Até essa data, houve confirmação para febre amarela em 151 óbitos no Estado e 24 estavam em investigação. Ao todo, os municípios mineiros contabilizaram 1.139 notificações para a doença, sendo que 427 casos foram confirmados, 554 descartados e os 158 restantes ainda estão em análise.
 
O boletim de 26 de abril trouxe apenas nove notificações a mais do que o registrado nas duas semanas anteriores. Entre os levantamentos dos dias 19 e 12 de abril, a transmissão da febre amarela em Minas Gerais se mostrou estável. Em ambas as datas, o número de notificações se manteve em 1.130.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br