Data de publicação: 30-05-2017 10:30:00

Nova espécie de sapo é encontrada em parque de Minas Gerais

Nova Faculdade
Foto: Divulgação
 
Uma pesquisa de mestrado possibilitou a localização de uma nova espécie de sapo no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona de Mata de Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a descoberta foi feita pela pesquisadora Carla Silva Guimarães, da Universidade Federal de Viçosa.
 
A nova espécie foi batizada de Brachycephalus darkside, em função das características observadas nela. A principal diferença em relação ao Brachycephalus ephippium, que é base para a nova classificação, é a musculatura preta. Em inglês, “dark side” significa lado negro.
 
De acordo com a Semad, para a confirmação da nova espécie foi preciso realizar comparações com coleções científicas do Brasil, como as do Museu Nacional do Rio de Janeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
 
A pesquisa de Carla foi feita pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFV, sob orientação do professor Renato Neves Feio. O Brachycephalus darkside foi a sexta descoberta feita no parque por pesquisadores orientados pelo mesmo professor. Ao todo, mais de 50 espécies já foram catalogadas no local.
 
O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro ocupa o extremo Norte da Serra da Mantiqueira em uma área de 14.984 hectares e abriga vários picos e cursos d’água que integram a bacia dos rios Paraíba do Sul e Doce.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br