Data de publicação: 09-06-2017 15:34:00

Mais de 100 mil trabalhadores não sacaram abono salarial em Minas

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Iêva Tatiana/Arquivo
 
A três semanas do prazo final para saques do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2015, 189.635 trabalhadores de Minas Gerais não retiraram o dinheiro, de acordo com o Ministério do Trabalho. O Estado é o segundo do Brasil com maior número de pessoas que não sacaram os valores a que têm direito.
 
No exercício anterior, mais de 22,61 milhões de trabalhadores fizeram os saques, o correspondente a 95,93% do total de beneficiados no país. Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, foi a segunda maior taxa de cobertura na história dos pagamentos – o recorde foi em 2009 (96,3%).
 
O dinheiro que não for retirado até o próximo dia 30 nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), usado para pagamentos de seguro-desemprego e abono salarial do ano seguinte, de acordo com o chefe da Divisão do Seguro-Desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan Britto.
 
Quem pode sacar
 
Tem direito ao abono salarial ano-base 2015 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e tenha tido os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais. O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado com carteira assinada no ano-base.
 
Pelo site do Ministério do Trabalho, o trabalhador pode consultar se tem direito ao benefício neste ano. A Central de Atendimento Alô Trabalho, no número 158, também informa sobre o PIS/Pasep.
 
Para sacar o abono, o trabalhador que tem Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br