Data de publicação: 14-06-2017 12:46:00

O farmacêutico na área da Estética

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reprodução Internet
 
Fabiana de Almeida*
 
O farmacêutico muitas vezes é visto apenas como um profissional que está diretamente relacionado à produção e dispensação de medicamentos. Entretanto, esse profissional atua em vários outros segmentos realizando atividades que muitas vezes as pessoas não fazem ideia de que tipo de profissional as realiza.
 
Um exemplo que podemos citar é a área de estética avançada, onde atua o farmacêutico esteta. Esse profissional tem habilitação para atuar na área da estética realizando os seguintes procedimentos: fio lifting de auto sustentação não cirúrgico; aplicação de toxina botulínica; preenchimento dérmico; carboxiterapia, intradermoterapia/mesoterapia, agulhamento e microagulhamento estético; criolipólise e outros procedimentos não invasivos e não cirúrgicos.
 
De acordo com a resolução nº 616, de 25 de novembro de 2015, que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no exercício da saúde estética e da responsabilidade técnica por estabelecimentos que executam atividades afins, esse tipo de profissional poderá atuar na estética realizando todos os procedimentos citados acima. O farmacêutico pode aplicar toxina botulínica para suavizar marcas de expressão, fazer aumento de lábios, preenchimento de olheiras, entre vários outros tratamentos estéticos não cirúrgicos.
 
Mas não são todos os farmacêuticos que podem atuar na estética. De acordo com a mesma resolução, é necessário um aprimoramento nessa área. Após os cinco anos de graduação em Farmácia, o profissional precisa cursar uma pós-graduação em Farmácia Estética credenciada pelo Ministério da Educação para poder realizar os procedimentos citados. E mais que isso, o profissional deve se atualizar participando de cursos livres de aperfeiçoamento.
 
A estética é uma arte e deve ser realizada apenas por profissionais capacitados. Em caso de dúvidas, consulte um farmacêutico esteta, ele está apto a esclarecê-las.
 
*Farmacêutica (CRFMG 15146), coordenadora do curso de Farmácia da Nova Faculdade, mestre em Ciências Farmacêuticas, pós-graduanda em Farmácia Estética.
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo jornal Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do veículo.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br