Data de publicação: 14-06-2018 19:37:00

Dia Mundial do Doador de Sangue lembra da importância do gesto

Lava Jato Dias
Foto: Adair Gomez/Fundação Hemominas
 
Nesta quinta-feira (14), data em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o apelo dos hemocentros é um só: doe sangue. Com a aproximação do inverno, a tendência é de que menos pessoas procurem as unidades da Fundação Hemominas no Estado, agravando ainda mais a situação dos bancos de sangue.
 
Para celebrar e agradecer aos doadores e atrair novos voluntários, alguns hemocentros mineiros tiveram, nesta quarta-feira, uma programação especial, com quadrilha, música, palestras e lanches especiais.
 
Atualmente, segundo a fundação, mais de 7 mil pacientes são atendidos nos ambulatórios da rede Hemominas e dependem das doações de sangue para seguirem os tratamentos. Somam-se a eles todos os transfundidos do Estado.
 
Quem pode doar
 
São candidatas à doação pessoas de 16 a 69 anos de idade (voluntários com 16 e 1 7 anos e maiores de 60 anos devem consultar regulamento no site da Hemominas); com boa saúde; peso superior a 50 quilos; quem dormiu bem na noite anterior à doação; mulheres mesmo menstruadas ou fazendo uso de anticoncepcionais.
 
É preciso apresentar um documento de identidade original e com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, Carteira Nacional de Habilitação, carteira de conselho de classe reconhecido oficialmente).
 
A data
 
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial de Saúde em 2005, durante a 58ª Assembleia Mundial de Saúde. A data é uma referência ao nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, responsável pela classificação dos grupos sanguíneos ABO e pela descoberta do fator RH.
 
Transporte
 
Em Contagem, um ônibus vai levar doadores ao hemocentro de Belo Horizonte, gratuitamente. Na próxima sexta-feira (16), o ônibus vai partir da praça Iria Diniz, no Eldorado, às 7h (responsável: Ana Paula – 31 97544-0952). No sábado (17), ele sai da avenida Durval Alves de Faria, em frente à venda de caldo de cana, também às 7h (responsável: Nídia – 31 99962-6878). A iniciativa é do vereador Capitão Fontes (PSD).
 
Informações Fundação Hemominas
Telefone 155 (opção 8)
0800 200 155 (para deficientes auditivos e de fala)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br