Data de publicação: 22-06-2017 12:35:00

Alterada a faixa de renda do programa “Minha Casa Minha Vida” em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Robson Rodrigues
 
Projeto de lei complementar de autoria do poder executivo, aprovado pela Câmara Municipal na última terça-feira (20), amplia o benefício às famílias de baixa renda. 

O PLC altera o critério de vulnerabilidade e a faixa de renda mensal exigido aos beneficiários do programa “Minha Casa Minha Vida” no município de Contagem. O teto da renda mensal era R$1.600,00 passou para R$2.600,00.
 
De acordo com a prefeitura, a proposta vai ampliar o número de famílias que realmente necessitam do programa social. A prefeitura afirma que as famílias com maior “vulnerabilidade” serão priorizadas. 

Serão contemplados primeiro: as famílias residentes no município há pelo menos três anos, seguida daquelas que  tenham pessoa com doença crônica incapacitante para o trabalho e as famílias em atendimento de “aluguel social” comprovados pelos órgãos públicos.
 
Ocupação Willian Rosa

O déficit de moraria para pessoas de baixa renda em Contagem é histórico. Ocupações como Willian Rosa é um exemplo de famílias que aguardam os governos federal, estadual e municipal para inclusão definitiva das famílias no programa social “Minha Casa Minha Vida”.
  
Dona Maria da Paz, de 80 anos, moradora da Ocupação Willian Rosa há quase quatro anos em uma casa de madeira. Segundo a senhora,  o recurso que recebe do governo é à conta para comprar a alimentação da família.

“Eu chamo o meu cantinho de ninho de guaxe. Está ali meu barraco caindo aos pedaços. Você acha que eu, com a idade que tenho, estaria aqui por minha vontade?”, questiona a aposentada.

A professora, sindicalista e apoiadora das ocupações, Vanessa Portugal, enfatisa que há quase quatro anos “mais de 400 famílias vivem em situação precária, em casas de madeira, sem saneamento básico, sobrevivendo apenas com um ou menos que o salário mínimo. Todas essas famílias já poderiam ter sido incluídas no programa Minha Casa Minha Vida, do faixa I”, reclama.
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br