Data de publicação: 26-06-2017 18:00:00

Prefeitura fecha acordo para abrigar moradores de ocupações

Foto: Robson Rodrigues 

O representante dos moradores das ocupações William Rosa e Marião fecharam um acordo com a Prefeitura de Contagem e com o governo do Estado, na última segunda-feira (26). A negociação prevê a desocupação do terreno da Ceasa Minas e o conjunto habitacional no bairro Maria da Conceição até o dia 15 de julho. 

Ficou acordado que os moradores vão receber bolsa aluguel no valor de R$ 450 reais e a garantia que será construído um novo conjunto habitacional no município, no prazo de 18 meses. Participaram da reunião o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), o representante da Companhia de Habitação de Minas Gerais (COHAB-MG), Alessandro Marques e o representante das 432 famílias das duas ocupações, Lacerda Santos.

Segundo o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, a bolsa moradia de R$ 450 reais mensais será pago durante um ano e meio. 

“Este é o tempo previsto para a construção das moradias definitivas por meio do programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida”, faixa I. A prefeitura possui 10 terrenos públicos em estudo para a construção do Conjunto Habitacional que abrigará os moradores das Ocupações Willian Rosa e Marião. A liberação da documentação da Caixa Econômica Federal deve levar 15 dias”, explica o prefeito.

De acordo com o presidente da COHAB, Alessandro Marques, as bolsas aluguel serão pago pelo governo estadual, por meio do Fundo Estadual da Habitação. 

O representante dos moradores, Lacerda Santos, diz que os moradores não tiveram outra saída a não ser a apresentada pelo governo. “Mesmo com o acordo firmado, as famílias ainda se sentem inseguras e temem o não pagamento dos alugueis sociais. Mas diante de uma possível desocupação violenta, não restou outra opção a não ser aceitar o que foi oferecido”, explica Lacerda.

A secretaria de habitação do município informou que já fez o cadastramento das 450 famílias e que a documentação está em fase de conferência. 

A ocupação Willian Rosa surgiu em outubro de 2013. No início chegou  a abrigar quase 3 mil famílias, conforme dados dos representantes do movimento. No fim 2016, cerca de 700 famílias permaneciam no terreno. 
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br