Data de publicação: 12-07-2017 18:17:00

Indústria do turismo é discutida em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O 1º Workshop Turismo em Contagem - Desafios e Oportunidades foi realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), na última terça-feira (11).

Em parceria com a Faculdade Una/Contagem e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento reuniu grupos de profissionais do setor de turismo, representantes de hotéis, bares, restaurantes, jornalistas e promotores de eventos.

De acordo com a Sedecon, o workshop é o primeiro passo para criar um plano de ação capaz de estruturar eventos e outras atividades de turismo na cidade. Vários palestrantes foram convidados para falar para a plateia. O representante da Secretaria Estadual de Turismo, Gustavo Arrais, contou diversas histórias de viagens realizadas e comentou sobre os pontos turísticos mais visitados no mundo.

“Lugar bonitinho existe em qualquer parte, mas pontos turísticos bem posicionados no mercado não são muitos. Da mesma forma que as pessoas vão ao Japão vivenciar a cultura japonesa, quem vier a Contagem vai se interessar em conhecer a cultura local. Contagem é, sem dúvida, um bom produto para ser vendido”, afirmou.

O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIHMG) e diretor do Actuall Convention Hotel, Jair Aguiar Neto, ressaltou a importância de Contagem para o turismo de negócios na região. Ele aproveitou para mostrar a estrutura do hotel e do centro de convenções que, segundo ele, tem recebidos eventos importantes.

Já o sócio-diretor de operações da Vert Hotéis, Acácio Pinto, considerado um dos melhores executivos da hotelaria brasileira, afirmou que todos são “bobos” ao escolher destinos turísticos.

“Muitos escolhem passeios caros e pouco agradáveis. Minas Gerais é muito pouco visitada em comparação com os estados do Nordeste. Absurdo, já que Minas é um dos melhores destinos turístico do Brasil por causa da diversidade cultural e das belezas naturais. Os dez pontos turísticos mais visitados no mundo não são obras da natureza. Na verdade, são obras grandiosas criadas pelo homem. Portanto, não se pode dizer que Contagem não possui pontos turísticos”, esclareceu Pinto, que já administrou hotéis na Itália, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai.

Salas temáticas

Após as palestras, cinco grupos se reuniram com consultores e professores para discutir as diversas formas de turismo que podem ser viabilizadas em Contagem. O turismo gastronômico, de negócios e eventos, eventos em espaços públicos, economia criativa e o poder do esporte no turismo foram debatidos pelos participantes.

O gestor cultural, mestre em ciências sociais, analista de política públicas e DJ Rafael Aquino esteve presente representando a Casa Criativa, espaço de fomento à cultura que oferece cursos, palestras, workshops, realiza eventos e desenvolve projetos artísticos.

“Vamos participar das discussões e mostrar a diversidade cultural da cidade, que será capaz de alavancar a indústria do turismo em Contagem”, ressaltou Aquino. 

As ações que poderão ser desenvolvidas em Contagem nos próximos cinco anos foram discutidas. Uma vez definidas, os grupos terão 30 dias para apresentar os planos de ações que serão coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

Outras reuniões e workshops ainda serão realizados até que o plano de ação seja definido e planejado.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br