Data de publicação: 26-07-2017 19:37:00

Pesquisa traça diagnóstico da cultura local

Jornal Diário de Contagem On-Line
Peça “Manifesto pelo Direito à Poesia”

Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Foi lançado, na última terça-feira (25), o Mapa Cultural de Contagem. A apresentação dos resultados da pesquisa fez parte da programação do Festival de Cultura Independente de Contagem (F5), que segue até o próximo dia 30.

De acordo com o coordenador geral, Rafael Luiz de Aquino, a pesquisa de campo e a sistematização de dados foram desenvolvidas de março a dezembro de 2016.

“Para mapear as organizações e iniciativas culturais do município, foi utilizada a metodologia desenvolvida pelo Observatório da Diversidade Cultural (ODC), que estimula a formação de uma rede colaborativa que atua na identificação das referências culturais e na produção de conteúdos multimidiáticos”, explica Aquino. 

Segundo o coordenador, o Projeto Mapeamento Cultural de Contagem permitiu traçar um diagnóstico da realidade dos agentes culturais que atuam no município.  “Os resultados das pesquisas podem incidir diretamente sobre as ações do poder público, de pesquisadores e dos demais cidadãos que atuam no campo da cultura e da economia criativa”, reitera Aquino.

O mapeamento cultural ajudou a promover a integração entre os artistas e produtores culturais, visando à articulação e à formação de uma rede colaborativa local. O diagnóstico serviu também para reconhecer as manifestações culturais do município.

Identificação

Durante o processo, foram identificados 26 coletivos e 21 entidades culturais que atuam nas oito regionais do município. O mapeamento compreendeu as práticas de artesanato, artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, capoeira, moda, circo, comunicação e mídia. 

A partir das entrevistas realizadas com os integrantes dos coletivos e entidades culturais atuantes em Contagem, foi possível identificar como a composição do espaço urbano da cidade influencia a vida cultural dos moradores. 

Embora o município tenha se mostrado rico em quantidade e variedade de atividades culturais, grande parte desses agentes migra para outras cidades, principalmente Belo Horizonte, onde encontra maior público e infraestrutura. 

Outra questão que se apresentou evidente foi a falta de apoio do poder público em fomentar as iniciativas culturais do município. Parcela predominante das atividades culturais é produzida e empreendida com recursos dos próprios artistas, de forma independente. A maioria dos artistas nunca teve acesso a nenhum mecanismo estatal ou privado de fomento à cultura. 

Exemplo do êxodo cultural de Contagem

O Grêmio Recreativo Arraial Quadrilha Chic Chic, com sede na Regional Nacional, participa anualmente do tradicional concurso “Arraial de Belô”, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte. 

O grupo faz apresentações remuneradas em diversas festas juninas do Estado, mas em Contagem realiza algumas apresentações, nas quais conta apenas com o transporte e o lanche. No município, não possui concursos ou festivais de quadrilhas juninas para que os grupos possam participar. 

Arte independente

O Coletivo Cultural “Voz do Ressaca” surgiu porque os artistas sentiam uma grande carência de atividades que permitissem à população o acesso à cultura produzida na região. 

O Apoema Sarau Livre surgiu na Regional Eldorado com o objetivo de criar na cidade um espaço permanente para o encontro e a expressão da diversidade cultural para construção e resgate da identidade local.

O perfil dos grupos pesquisados, os dados coletados e o formulário para o cadastro de novas iniciativas culturais estão disponíveis no site www.movecultura.org.br.

Além do coordenador geral, Rafael Luiz de Aquino, a Orientação Metodológica foi realizada por Raquel Utsch, as pesquisas foram realizadas por Daniela Graciere e Raquel Braga, e o projeto gráfico, por Jefferson Ramos.

Após a apresentação do Mapa Cultural de Contagem, alunos de escolas públicas e o público que compareceu à Casa Criativa puderam assistir à peça “Manifesto pelo Direito à Poesia”. 

Poder público

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Léo Moreira, esteve presente e assistiu ao lançamento do Mapeamento Cultural de Contagem e ao teatro que encerrou o evento. Segundo o secretário a pasta da cultura será modificada na reforma administrativa a ser realizada no segundo semestre.

"A Fundação de Cultura de Contagem (Fundac) deve ser extinta e a cultura deve fazer parte da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. A pasta da cultura terá um novo gestor com a experiência desejada", explica o secretário.
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br