Data de publicação: 17-08-2017 18:02:00

Audiência pública debate necessidades dos autistas

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Elias Ramos

A reunião realizada na última quarta-feira (16) serviu para cobrar os direitos dos estudantes que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Representantes do grupo de Apoio a Pais e familiares de Autistas de Contagem (Amais) estiveram presentes e reivindicaram a regulamentação da Lei 12.764, de 2012.

O Amais exige que a lei seja sancionada para que os autistas sejam protegidos, eliminando toda e qualquer forma de discriminação e reafirmando todos os direitos que lhes são garantidos.

No plenário da Câmara Municipal de Contagem, o vereador Caxicó pediu urgência nas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência na cidade. “Devemos nos sensibilizar e tomar decisões em prol das crianças e jovens do nosso município”, destacou.
 
O secretário municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, reconheceu que é obrigação do município cuidar das crianças e adolescentes, e ainda prometeu auxiliares para os estudantes autistas. 

“No que cabe à Educação, vamos formar e capacitar auxiliares de apoio. Queremos que as crianças e jovens exerçam as atividades de aprendizagem que elas têm direito”, prometeu.

Mãe de autista, Michele Lopes vê de forma positiva o interesse das autoridades políticas que querem promover a inclusão dos deficientes. “Estamos atrás dos direitos que a lei deveria garantir. Sou mãe, meu filho é autista e quero igualdade para ele dentro e fora das escolas. Pedimos essa audiência para melhorar a saúde, a educação e o esporte no autismo”, explicou.

Governo

Segundo a prefeitura, atualmente, 660 auxiliares de apoio, divididos entre estagiários e cuidadores, atuam nas escolas municipais. O auxiliador ajuda nas atividades de locomoção, higiene, alimentação e prestam auxílio individualizado aos estudantes que não realizam ações com independência. 

Esse apoio ocorre conforme as necessidades específicas de cada estudante, relacionadas à condição de funcionalidade e não à condição de deficiência. 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br