Data de publicação: 17-08-2017 19:44:00

Mineiros se unem contra leilão de usinas

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Lia Priscila - Arquivo ALMG 

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também vai a Indianópolis, no Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira (18), participar de mais um ato público em defesa da Cemig.

A mobilização promovida pela Frente Mineira em Defesa da Cemig, que reúne o Governo do Estado, a própria Cemig, a ALMG, movimentos sociais e diversos sindicatos, é mais uma tentativa de barrar a proposta do governo federal que pretende gerar receita leiloando as usinas controladas pela Cemig.

As Usinas de Miranda, São Simão, Jaguara e Volta Grande, todas no Triângulo Mineiro, respondem por cerca de 50% da energia gerada pela Cemig. A Frente Mineira defende que a venda das unidades pode comprometer o desempenho da companhia.

O contrato de concessão, assinado em 1997, garante à Cemig a renovação automática da concessão por mais 20 anos no caso de São Simão, Jaguara e Miranda. Mas uma Portaria do Ministério de Minas e Energia (133, de 2017) permitiu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) leiloar as usinas até 30 de setembro deste ano.

O governador Fernando Pimentel, autoridades do Executivo, do Judiciário, empresários e sindicalistas foram convidados a visitar a Usina Hidrelétrica de Miranda, no município de Indianópolis.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br