Data de publicação: 18-09-2017 16:45:00

Estágio é estratégico para empresas

Foto: Reprodução Internet
 
Sebastião Alvino Colomarte*
 
Muito se tem falado sobre a importância dos estágios para estudantes. Está comprovado que essa prática é imprescindível para a qualificação do futuro profissional, pois nada a substitui para complementação dos ensinamentos teóricos aprendidos nos bancos escolares. Por outro lado, muitas empresas aproveitam a oportunidade de contratar e manter estagiários em seus quadros visando ao aprimoramento de seus processos produtivos, gerando competitividade e mais receita.
 
O professor Jorge Solivellas Perello destaca na obra “Pedagogia do Estágio” que quanto maior a prática, o futuro profissional estará mais habilitado ao exercício da profissão. Nesse sentido, a atividade de estágio torna-se uma oportunidade única que possibilita a troca de experiências entre os funcionários da empresa e o estudante, abrindo assim um canal para absorção de novas ideias e estratégias. E isso é bem-visto pelas organizações.
 
Assim, ao receber a oportunidade de levar ideias inovadoras, o estagiário pode propiciar oxigenação para que a organização acompanhe as novidades de um mercado altamente competitivo. Valorizar e investir nos profissionais experientes é a prioridade de qualquer gestor, mas é necessário estar atento às novidades. Ao investir no potencial do estagiário, a empresa pode ter uma excelente ferramenta para atualização de métodos, principalmente as de micro, de pequeno e de médio portes.
 
Ao implantar um programa de estágio para estudante, a empresa tem a vantagem ainda de antecipar a formação de futuros colabores dentro de sua filosofia e suas necessidades, descobrindo novos talentos e formando um quadro qualificado de recursos humanos.
 
Outra vantagem é que os estagiários acabam induzindo a formação de um ambiente de renovação e oxigenação permanente, proporcionando um eficiente instrumento para o acompanhamento de avanços tecnológicos e mercadológicos. Além disso, a atividade proporciona o cumprimento do papel social da empresa, colaborando para formar as novas gerações de profissionais de que tanto o país tanto necessita.
 
Então, por que é bom contratar estagiário? Porque ao abrir as dependências, oferecendo pessoal para transmitir conhecimento prático e equipamentos – muitas vezes de alto valor –, a empresa está investindo no futuro. A história de carreira de sucesso de ex-estagiários pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) mostra que não é tão raro assim descobrir uma joia bruta que, se bem lapidada, vai trazer alto valor agregado para a organização.
 
Com a expertise de mais de três décadas propiciando oportunidade de estágios a milhares de estudantes mineiros, o CIEE/MG é um agente de integração facilitador desse processo. Nesses anos de trabalho, o nosso maior orgulho é termos identificado muitos empresários que utilizam da atividade para detectar futuros colaboradores que têm alavancado o crescimento do empreendimento, gerando competitividade e riqueza para os empreendimentos.
 
*Professor e superintendente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) e diretor da Associação Comercial e Empresarial de Minas.
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo jornal Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do veículo.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br