Data de publicação: 18-09-2017 17:00:00

Museus de todo o país abrem as portas com programação especial nesta semana

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Casa do Baile, na Pampulha, integra programação da 11ª Primavera dos Museus
 
Foto: Google Street View
 
Agência Brasil
 
Debates, projeção de filmes com audiodescrição, lançamento de publicações e diversas exposições temporárias são algumas das atrações da 11ª Primavera dos Museus, que teve início nesta segunda-feira (18) em todo o país.
 
Ao longo da semana, museus e instituições culturais abrirão as portas com uma programação especial, que tem como foco o tema “Museus e suas Memórias”. Serão realizadas 2,5 mil atividades culturais em 417 cidades de 25 estados e do Distrito Federal. Para saber o que vai acontecer em cada cidade, basta acessar o guia online.
 
Neste ano, a Primavera dos Museus, que é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), conta com a participação de 932 instituições culturais.
 
O número de participantes é o maior desde que foi criada a semana, em 2007. Segundo o Ibram, de lá para cá, houve crescimento de 15% no número de instituições participantes. A expectativa é de que o número continue crescendo nas próximas edições, já que o instituto tem mais de 3,7 mil museus mapeados no Brasil.
 
Ao falar sobre “Museus e suas Memórias”, a organização do evento também pretende chamar a atenção para o aniversário de 200 anos da criação da primeira instituição do gênero brasileira, o Museu Nacional/UFRJ no Rio de Janeiro (RJ), que será comemorado no ano que vem. Além disso, “um dos objetivos é que museus e demais instituições culturais participantes possam ‘olhar para dentro’ e refletir, junto com os grupos sociais presentes nos territórios nos quais estão inseridos, sobre os processos e resultados de sua própria constituição e produção”, diz o texto explicativo divulgado pelos organizadores.
 
A programação é composta por sugestões feitas pelas próprias instituições culturais, que propuseram as atividades que pretendiam realizar e são responsáveis por concretizá-las. Ao Ibram cabe a mobilização dos museus, bem como a elaboração e divulgação nacional da programação conjunta.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br