Data de publicação: 30-09-2017 10:00:00

Santuário da Serra da Piedade terá acesso por trem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação
 
A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e a Arquidiocese de Belo Horizonte assinaram dois termos de cooperação para a aquisição de uma locomotiva e de cinco vagões e para a construção de uma estação de embarque e desembarque de passageiros que forem visitar o Conjunto Cultural, Arquitetônico, Paisagístico e Natural da Serra da Piedade, em Caeté, na região metropolitana.
 
O governo do Estado já repassou R$ 240 mil para a compra de um cavalo mecânico, pneus novos – já que o trem não será sobre trilhos –, contrapeso e vagões, previstos na primeira etapa do projeto. A contrapartida da Arquidiocese deverá ser de R$ 136,4 mil.
 
O trem seguirá o mesmo itinerário que, hoje, é feito de carro ou a pé. “Sem necessidade de grandes intervenções no conjunto cultural, o projeto contribui para que todos os turistas acessem de forma mais fácil e confortável o alto da Serra da Piedade, onde estão os principais atrativos do Santuário”, afirma a superintendente de Estruturas do Turismo, da Secretaria de Estado de Turismo, Cristiane Tavares.
 
Os termos de cooperação, publicados no Diário Oficial do Estado em julho, têm validade de um ano. “A Arquidiocese de Belo Horizonte está responsável por conduzir todo o processo licitatório para a compra do cavalo mecânico e, quando autorizado e liberado o recurso, para a contratação dos serviços de construção da estação de embarque de passageiros na área do atual estacionamento de ônibus, a Praça Antônio da Silva Bracarena”, informou, em nota, o governo de Minas.
 
A composição
 
A estimativa é de que o trem tenha capacidade para transportar até 100 passageiros por viagem, com um motor de 310 cavalos e caixa de transmissão automática. Ele irá percorrer 2,5 quilômetros usando a via de asfalto entre a Praça Antônio da Silva Bracarena, no estacionamento, e a Praça Dom Cabral, no alto da Serra da Piedade, onde está o Santuário. Com a novidade, os veículos de passeio deixarão de subir ao alto da montanha, o que garantirá a exclusividade dos espaços para os visitantes.
 
O Santuário Nossa Senhora da Piedade recebe, em média, 500 mil visitantes por ano.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br