Data de publicação: 12-10-2017 17:30:00

Horário de verão começa à zero hora de domingo

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reprodução Internet
 
O horário brasileiro de verão começa à zero hora do próximo domingo (15). A população de dez estados e do Distrito Federal deverá adiantar os relógios em uma hora, mudança que vai vigorar até 17 de fevereiro de 2018 – 126 dias, ao todo.
 
Segundo a Cemig, o objetivo dessa mudança é aumentar a segurança da operação do sistema elétrico brasileiro. “Nesse período, há uma redução da demanda máxima por energia durante o horário de pico de consumo, que ocorre das 18h às 23h”, afirma o engenheiro de planejamento energético da empresa, Wilson Fernandes Lage.
 
De acordo com a companhia, é esperada uma redução na demanda máxima de 4,0%, equivalente a 350 megawatts (MW) de potência, em Minas Gerais. Para os consumidores comerciais e residenciais,  o consumo de energia pode reduzir até 5%, , devido ao menor tempo de utilização da iluminação artificial.
 
Cenário nacional
 
Conforme as avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nos últimos anos, o horário de verão alcançou uma redução média de 4,5 % na demanda no horário de pico e uma economia diária de 0,5%. A economia tida no período em que o horário de verão vigora equivale à demanda de uma cidade como Brasília durante 30 dias.
 
O Decreto Presidencial nº 6.558, de 2008, fixou as datas do horário de verão. O início ocorre sempre a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro e o término, à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, exceto quando coincide com o Carnaval. Nesse caso, o encerramento é adiado para o domingo seguinte.
 
Matéria relacionada
Governo decide adotar horário de verão a partir de 15 de outubro
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br