Data de publicação: 25-10-2017 17:35:00

Semana da Economia Criativa movimenta Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos
 
A 1ª edição da Semana da Economia Criativa, que acontece na Casa Criativa e no Nerd Coworking, no bairro Eldorado, segue até a próxima sexta-feira (27), com palestras, oficinas e workshops gratuitos.

O evento promovido pelo Move Cultura teve início na última segunda-feira (23) e os interessados em participar das atividades puderam se inscrever pela internet.

De acordo com o coordenador de Projetos do Move Cultura e da Casa Criativa, Rafael Aquino, o objetivo é incentivar novos empreendedores, potencializar a elaboração de projetos e ajudar no fortalecimento de planos de negócio.
 
“O público poderá desenvolver habilidades e competências relacionadas à economia criativa, que são modelos de negócios diretamente ligados ao capital intelectual, além de fazer contato com pessoas de diferentes áreas e gerar parcerias de sucesso”, explicou Aquino.

Abertura

Estiveram presentes na abertura do evento artistas, produtores culturais e convidados, como representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais; Luísa Costa, da Nerd Coworking; Emmanuel Carvalho, da Empreenda Contagem; Alexandre Lima, da Faculdade Una; Rodrigo Almeida; e o diretor-presidente do Centro Industrial de Contagem (Cinco), Adimilson Ângelo de Moura, representando o governo municipal.

O presidente do Cinco contou que é também um empreendedor nato, tendo fundado cinco empresas em Contagem e região. Ele justificou que aceitou o convite para ocupar o cargo público porque percebeu a oportunidade de colocar em prática a experiência adquirida na vida empresarial.

“Estamos trabalhando para melhorar e agilizar os processos burocráticos capazes de atrair empreendedores interessados em se estabelecer no município. O processo para abertura de empresas precisa ser mais fácil e rápido para servir de incentivo aos empreendedores”, concluiu Moura.

Palestra

O representante da empresa Starcity, Bruno Sabino, ministrou um palestra sobre o futurismo e os caminhos paralelos da humanidade.

De acordo com ele, o futurismo permite olhar para frente, buscar informações, identificar e criar possibilidades reais. “A lógica da abundância passa pelo compartilhamento daquilo que já existe e pode ser utilizado por todos. As tecnologias estão substituindo as matrizes energéticas, como é o caso do petróleo e da energia solar, e as máquinas e robôs estão substituindo a mão de obra humana”.

Ainda segundo Sabino, as startups são ideias futuristas com objetivos comuns que buscam melhorar os processos e a vida humana. 

Durante os cinco dias da Semana da Economia Criativa de Contagem, o público poderá se informar sobre os temas temas: “como ser um microempreendedor”, “o que é economia solidária” e “como modelar negócios inovadores” entre outros assuntos. A programação completa está disponível no site do Move Cultura.

O projeto da Semana da Economia Criativa é uma iniciativa do Move Cultura, com patrocínio da Codemig e apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais; Nerd Coworking; Faculdade Una de Contagem; Sebrae; Empreenda Contagem; e Prefeitura de Contagem.

Casa Criativa
Rua Monsenhor Bicalho, 263 – Eldorado
 
Nerd Coworking
Avenida José Faria da Rocha, 4.267 – Eldorado
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br