Data de publicação: 14-11-2017 17:05:00

Guardas civis protestam contra baixos salários, em Contagem

Lava Jato Dias
Foto: GCC/Divulgação
 
Galeria de fotos
 
Guardas civis de Contagem (GCC) fizeram uma passeata pela avenida João César de Oliveira – saíram da Praça da Glória em direção à Praça Iria Diniz –, no bairro Eldorado, na manhã desta terça-feira (14), para protestar contra os baixos salários. Segundo a corporação, a remuneração básica da categoria no município, hoje, é de aproximadamente R$ 1.900, valor considerado defasado.
 
“Queremos deixar bem claro que aqui não há participação de nenhum grupo sindical ou associação. É simplesmente uma reunião de colegas, de profissionais da segurança pública que estão adoentados, endividados, cada vez mais sobrecarregados em seus afazeres e que enxergam nesse ato uma possibilidade de reivindicar e mostrar para a população que estamos desamparados”, afirmou o guarda Thiago Macedo, do subcomando regional da GCC.
 
Macedo fez críticas à administração pública e à omissão dos gestores em relação à corporação. “Hoje, temos pessoas que se dizem representantes da classe ocupando cargos dentro da secretaria municipal de Defesa Social e na gestão da guarda, mas, infelizmente, essas pessoas, depois de alcançarem esses cargos, deixaram os profissionais desamparados”.
 
Contraponto
 
Em nota, a secretaria afirmou que “estão sendo feitos investimentos na Guarda Civil desde janeiro, com maior valorização dos agentes, que contam com mais estrutura para garantir a segurança da população e preservar o patrimônio público”.
 
Ainda conforme o texto, “após mais de dois anos sem reajuste salarial, a prefeitura concedeu aumento de 4,5% para os servidores, incluindo os da Guarda Municipal, com pagamento iniciado na folha de setembro. O plano de carreira da corporação está sendo revisto por uma comissão especialmente criada para este fim, com o objetivo de apontar melhorias”.
 
Confira a nota na íntegra:
 
“A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, ressalta que estão sendo feitos investimentos na Guarda Civil desde janeiro, com maior valorização dos agentes, que contam com mais estrutura para garantir a segurança da população e preservar o patrimônio público.
 
Após mais de dois anos sem reajuste salarial, a prefeitura concedeu aumento de 4,5% para os servidores, incluindo os da Guarda Municipal, com pagamento iniciado na folha de setembro. O plano de carreira da corporação está sendo revisto por uma comissão especialmente criada para este fim, com o objetivo de apontar melhorias.
 
Em outubro, foram nomeados 70 guardas aprovados em concurso público. A tropa passou a contar com 452 (384 homens e 68 mulheres). Cursos de capacitação foram ministrados ao longo do ano para os agentes de segurança, inclusive com expedição do porte de arma de fogo.
 
Outros investimentos na Guarda Civil foram a construção de estande de tiros credenciado pela Polícia Federal, treinamento para uso de cães em operações especiais, aquisição de espingardas calibre 12, 50 capacetes e 25 escudos antimotim, substituição e ampliação da frota de viaturas (32, sendo cinco novas) e a plotagem criada pela própria instituição.
 
Referência nacional, a Guarda Civil de Contagem oferece curso de capacitação para municípios vizinhos, como Pedro Leopoldo, que neste ano enviou 27 agentes para treinamento no Centro Integrado de Defesa Social.
 
Em relação à manifestação desta terça-feira, o ato foi organizado por uma minoria que reivindica melhoria salarial. A Secretaria de Defesa Social mantém aberto o diálogo para que as propostas sejam amplamente debatidas. Lideranças do protesto se reuniram com o secretário Décio Carmargos”.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br