Data de publicação: 15-11-2017 12:47:00

Câncer de próstata é estudado e discutido na Nova Faculdade

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Um mini simpósio foi realizado na última segunda feira (13), para lembrar a campanha Novembro Azul. A oncologista Flávia Paes ministrou uma palestra e ressaltou que as mulheres têm um papel importante no cuidado da saúde dos homens.

A especialista alertou para riscos da doença e para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce capaz de detectar o câncer antes que a doença se agrave. “As mulheres podem alertar e incentivar os homens a irem ao médico realizar os exames capazes de descobrir várias doenças, inclusive o câncer de próstata”, explicou.

Segundo a oncologista, o tabagismo, má alimentação, radiação, poluição, fatores hormonais, exposição ocupacional e substâncias químicas estão entre as principais causas do câncer de próstata. “A prevenção é de extrema importância. Ter hábitos de vida saudáveis podem evitar não somente o câncer de próstata, mas também outras doenças”, afirmou a palestrante. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é um problema de saúde pública e é o segundo tipo mais incidente no Brasil. Cerca de 600 mil novos casos surgem por ano no país.

Ainda segundo a oncologista Flávia Paes, o risco do desenvolvimento da doença aumenta com o envelhecimento. Ela alertou também sobre a necessidade dos homens vencerem o preconceito e de cuidarem melhor da saúde. 

“A partir dos 40 anos, os homens podem procurar o urologista e realizar os exames de PSA e de toque retal para prevenir a doença responsável pelo maior número de óbitos entre os homens”, alertou.

O auditório da Nova Faculdade ficou lotado. O público, a maioria mulheres, tem a missão de multiplicar as informações e ajudar a cuidar da saúde dos amigos e dos homens da família.

A professora Gabriela Rossi, enfermeira, especialista em Nefrologia e mestre em Biomedicina, agradeceu o empenho e a participação efetiva dos alunos e dos colegas professores.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br