Data de publicação: 21-01-2018 18:10:00

Clientes e feirantes experimentam nova Feira do Eldorado

Academia Equilíbrio Funcional

Após meses de negociações e protestos, a Feira do Eldorado funcionou pela primeira vez na avenida João César de Oliveira, no último sábado (20). Público e comerciantes gostaram do novo espaço criado para abrigar a tradicional feira.

As barracas passaram a ocupar as duas pistas da principal via de acesso a Contagem, no trecho entre as avenidas José Faria de Rocha e Olímpio Garcia, Eldorado. 

Por cerca de 30 anos, a feira ocupou parte da praça e dos estacionamentos do Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz (antiga Cuco) e um trecho da avenida José Faria de Rocha.

Mas desde 2017 a Regional Eldorado trabalha para regularizar o funcionamento da feira. A prefeitura pretende realizar uma licitação e antecipou a mudança de endereço para atender às exigências do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e de outros órgãos que encontraram irregularidades no antigo formato.

Houve bastante resistência por parte dos feirantes, protestos e inúmeras reuniões. Mas com a concretização da mudança, os feirantes puderam experimentar o novo espaço. A princípio, feirantes e frequentadores gostaram do novo layout da Feira do Eldorado.

Depoimentos

“Mais espaço, mais pessoas caminhando e muito mais alegria. Estou achando muito boa a nova feira”, afirmou a aposentada Maria das Graças Braga Cardoso.

Já a feirante Sônia Barros mal teve tempo para dar entrevista, por causa do movimento na barra de alimentação. “Estou gostando muito. Arrependo de não ter vindo antes para a João César de Oliveira”, confessou.

Os expositores de artesanatos e os feirantes de hortifrutigranjeiros também estavam esperançosos com o novo momento da Feira do Eldorado. Mas os sorteados que foram instalados no final da feira reclamaram que ficaram isolados e longe do movimento.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Feirantes do Eldorado (ASFEL), Wellington Silva, os feirantes estão apreensivos com o processo da licitação. 

“Os mais antigos, que têm 15, 20 e 30 anos de trabalho na feira, não concordam em participar de uma nova seleção. Eles sugerem que a licitação seja feita somente para novos feirantes, caso sejam abertas novas vagas”, explicou.  

Poder executivo

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), acompanhado de assessores, compareceu à feira para ver como ficou e para conversar com feirantes.

“Estou gostando muito! A feira ficou mais confortável e mais segura. Mas ainda serão feitas mudanças. Ouvimos sugestões e vamos distribuir melhor os setores. Estamos otimistas. Expositores, comerciantes e frequentadores gostaram, mas na medida das necessidades, faremos ajustes. Sobretudo no trânsito, que era uma grande preocupação, mas que a nosso ver fluiu bem. Acredito que a cidade vai gostar das mudanças”, afirmou.

Com relação aos comerciantes estabelecidos ao longo da feira, o prefeito disse que os empresários acreditam que ela impulsiona o comércio local e vice-versa. “A convivência será harmônica”, finalizou Freitas.

O trânsito na região ficou complicado durante todo o dia até o início da noite. Principalmente na avenida José Faria da Rocha, nos dois sentidos. Os motoristas precisaram ter paciência ou procurar outras rotas. Os pedestres também precisaram ter mais cuidado nas travessias, por causa do aumento do fluxo de veículos nas ruas internas do bairro Eldorado.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br