Data de publicação: 21-01-2018 21:45:00

Campanha Janeiro Branco chega a Contagem

Funeral Pet Diamond
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

A campanha de conscientização da saúde mental e emocional “Janeiro Branco”, passou pela praça da Glória, no bairro Eldorado, no último sábado (20) e ofereceu atividades e informações para a população.

De acordo com a psicóloga Kênia Nepomuceno, a campanha também tem a missão de acabar com o preconceito para como a psicologia e a psiquiatria.

“Trabalhamos para que o mês de janeiro se transforme em um mês de reflexão e de atenção à saúde emocional. É uma campanha de prevenção e conscientização, levamos conhecimento para a população. A campanha começou em Uberlândia com o psicólogo Leonardo Abraão e já passou por várias cidades brasileiras e no exterior. Praticamos a psicoeducação levando informações e esclarecimentos sobre a saúde emocional e mental”, explica Nepomuceno.

Na praça da Glória, o grupo de psicólogos e outros voluntários fizeram uma festa para o público oferecendo diversão e principalmente informações.

As psicólogas também abordaram os frequentadores da praça oferecendo o material da campanha “Janeiro Branco” e conversando com as pessoas interessadas em saber mais sobre o tema.

Legalização

Recentemente, o Projeto de Lei 086/2017 de autoria do vereador Pastor Itamar dos Santos (PRB), que institui no Calendário Oficial do Município de Contagem o “Janeiro Branco”, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Contagem.

A partir da aprovação da lei, a cidade ficou apta a realizar palestras e eventos no mais diversos espaços públicos e privados com o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde mental e emocional.

Estatísticas 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 700 milhões de pessoas sofrem com doenças como Depressão, Ansiedade Generalizada, Esquizofrenia ou Bipolaridade no mundo. Somente 1% da força de trabalho mundial de saúde se decida a essa área. 

Ainda de acordo a OMS, atualmente em países de renda baixa e/ou média, existe apenas um profissional da área de saúde mental para cuidar de 100 mil pessoas, enquanto que em países de renda alta é um profissional para 2 mil pessoas.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br