Data de publicação: 20-02-2018 18:56:00

Regras do IPTU 2018 são apresentadas em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Diário de Contagem/Arquivo
 
As regras para a cobrança deste ano do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) residencial em Contagem foram apresentadas nesta terça-feira (20) pelo secretário municipal de Fazenda, Gilberto Silva Ramos.
 
Além das informações que já haviam sido passadas pela prefeitura em nota publicada na última segunda-feira (19), foi informado que aproximadamente 5 mil imóveis do município estão sendo visitados por técnicos para confirmação de dados relacionados à área construída.
 
A medida, de acordo com o Executivo, tem a ver com um georreferenciamento aéreo feito no ano passado e por meio do qual a Universidade Federal de Viçosa criou, usando dados estatísticos, a planta genérica de Contagem. Esse levantamento teria apontado que houve alterações em algumas construções.
 
Taxa de coleta
 
Outra novidade apresentada nesta terça-feira diz respeito à Taxa de Recolhimento de Resíduos Sólidos, lançada junto à guia do IPTU. Em 2018, ela terá o valor fixo de R$ 247,80 para todos os imóveis tributados.
 
“Antes, a cobrança da taxa era proporcional à área. Não achávamos essa forma correta. Então, pegamos o custo da coleta, do transporte e do armazenamento do resíduo, dividimos pelo número de residências que a lei nos permite cobrar e chegamos ao valor”, disse Gilberto Ramos.
 
Contestação
 
Após o recebimento das guias do imposto ou a consulta na internet, quem discordar do valor cobrado poderá contestar até 10 de abril. “Até a data do vencimento da primeira parcela, ele (o contribuinte) poderá solicitar a revisão do valor. A prefeitura, então, fará uma visita técnica para verificar se a contestação está correta”, afirma Ramos.
 
Matéria relacionada
Cobrança do IPTU tem início em abril, em Contagem
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br