Data de publicação: 02-03-2018 18:26:00

Nova linha de ônibus liga região do Nacional à área hospitalar, em BH

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Tiago Ramos/Reprodução
 
A partir da próxima segunda-feira (5), a região do Nacional, em Contagem, receberá uma nova linha de ônibus com acesso à área hospitalar da capital. A linha 2300 (Jardim Alvorada/Belo Horizonte) será substituída pela 2410, de mesmo nome.
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a alteração atende a uma reivindicação da Associação Comunitária do Bairro Pedra Azul e Adjacências (ACBPA). A entidade foi a responsável pela coleta de mais de 2 mil assinaturas em um abaixo-assinado que pedia por um coletivo que fosse até a região dos hospitais, na capital.
 
Os moradores do Pedra Azul ficaram contentes com a novidade. "Isso vai ser ótimo. Vai ajudar muita gente que tem dificuldade de ir lá (na área hospitalar)", ressalta o comerciante Orlando Lourenço, que mora na região há 11 anos. “Vai favorecer muita gente”, emendou o mecânico Nilson Luís Maçal, morador do bairro há mais de três décadas.
 
Imbróglio
 
A reinvindicação por uma linha de ônibus com esse itinerário é antiga, na região do Nacional. Entre as dificuldades iniciais estava a questão do aumento de linhas que circulam próximo ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII e ao Hospital das Clínicas, por exemplo.
 
Quando a ACBPA inicialmente entrou em contato com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), há aproximadamente 10 anos, uma das respostas foi que a medida poderia trazer problemas ambientais, como barulho e fumaça.
 
"Mas o benefício será muito maior, já que na região não há como não ter barulho", afirma o secretário da associação, Paulo Henrique Mendes Magalhães.
 
No segundo semestre de 2015, o contato passou a ser feito com a Setop, que enviou técnicos para reuniões com a entidade do Pedra Azul. Também foram feitos estudos sobre o trajeto para saber em quais ruas os ônibus poderiam circular sem grandes problemas.
 
Além da entrega do abaixo-assinado, foram protocolados ofícios com a solicitação dos moradores. Após a confirmação da alteração, a ACBPA recebeu os documentos com o itinerário, horários e data de inauguração da nova linha.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br