Data de publicação: 21-03-2018 17:10:00

Dia Mundial da Síndrome de Down celebra contribuição desse grupo à sociedade

Lava Jato Dias
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 
Agência Brasil
 
Celebrado neste 21 de março em todo o planeta, o Dia Mundial da Síndrome de Down foca, neste ano, na contribuição dessas pessoas para as escolas, o trabalho e as comunidades. O objetivo é estimulá-las a compartilhar as maneiras com que participam da vida em sociedade. A informação é da ONU News.
 
A ONU calcula que de 3 mil a 5 mil crianças nasçam com Down anualmente, sendo que a incidência de bebês com a síndrome é de um a cada mil nascimentos. A qualidade de vida das pessoas com Down pode melhorar com exames regulares para monitorar a saúde física e mental, terapias ocupacional e da fala e aconselhamento.
 
Trabalho
 
Lisabeth Arruda, de São Paulo, tem um filho com Síndrome de Down. Cláudio, de 32 anos, trabalha desde os 19. Há sete anos, ele é professor e instrutor de equitação na Hípica Paulista. Em entrevista à ONU News, Lisabeth disse que essa oportunidade de trabalho tem ajudado para que mais pessoas se conscientizem sobre a realidade de viver com Down.
 
“A cada dia nós temos uma inserção maior das pessoas com deficiência intelectual na sociedade, no mercado de trabalho. E minha maior constatação é quando ouço de uma mãe que ter o Cláudio no trabalho faz com que o filho dela cresça sem olhar para diferenças. E isso é fundamental para uma sociedade mais ampla, sem preconceitos e sem diferenças”, comentou.
 
O Dia Mundial da Síndrome de Down foi adotado pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2011 e entrou em vigor no ano seguinte.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br