Data de publicação: 23-03-2018 18:38:00

Fórum Mundial da Água termina e provoca discussões pelo Brasil

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: FMA/Divulgação

O 8º Fórum Mundial da Água reuniu quase 100 mil pessoas em sete dias, segundo os organizadores. O evento realizado em Brasília terminou nesta sexta-feira (23), mas o documento final deve ser divulgado nos próximos dias.

De acordo com o balanço apresentado, as ações realizadas para proteger os recursos hídricos até o momento não são suficientes para garantir água para toda a população.

“É preciso aumentar os investimentos em água de forma sustentável. São necessários recursos financeiros e uma boa governança”, alertou o coordenador do Processo Regional do Ministério da Integração, Irani Braga Ramos.

Para a coordenadora do Grupo Focal de Sustentabilidade do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Marina Grossi, “não adianta brigar e não colaborar com os setores que consomem mais água. O nosso alimento ficará mais caro se a água não chegar à agricultura”, explicou.

No encerramento do 8º Fórum Mundial da Água, o coordenador do Fórum Cidadão, Lupercio Antônio, comemorou o sucesso da Vila Cidadã, espaço criado que recebeu a visita de 40 mil crianças.

Contagem debate preservação da água

Foto: Elias Ramos

Os recursos hídricos foram discutidos durante as palestras da Semana da Água, evento que foi encerrado na última quinta-feira (22), para comemorar o Dia Mundial da Água. 

O evento conduzido pelo diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Eric Machado, recebeu ambientalistas, estudantes, técnicos e o público, em geral.

O secretário-adjunto de Meio Ambiente, José Roberto Garbazza, que esteve em Brasília representando Contagem no Fórum Mundial da Água, disse que é preciso muita responsabilidade para tratar dos recursos hídricos. 

“Também estive em um encontro da Unesco, o quinto realizado com o tema 'água'. Podemos ver a importância que o mundo dá ao assunto, precisamos avançar e proteger os recursos hídricos de Contagem”, enfatizou Garbazza.

A música “Contagem das Nascentes”, de autoria do educador ambiental Geraldo Amâncio e dos técnicos Pedro Cavalcante e Roberto da Silva Souza, foi cantada em coro pela plateia. Depois, houve a apresentação da música “Amigo da Água”, de autoria de Geraldo Amâncio.

Na sequência, foi apresentado o documentário “Contagem das Nascentes”, do líder comunitário do bairro Tupã e fotógrafo Gilmar Batista Pereira, que retratou algumas expedições da equipe da Semas na atividade de cadastramento de nascentes.

O programa “Contagem das Nascentes” se tornou referência para muitos municípios. Esta semana foi cadastrada a 100ª nascente dentro do projeto.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br