Data de publicação: 07-04-2018 15:17:00

Startup Multinacional instala Centro de Pesquisas em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Elias Ramos/Divulgação

O anúncio da parceria entre a Prefeitura de Contagem e a Hyperloop Transportation Technologies foi feito na última sexta-feira (6), no Centro de Memória do Trabalhador da Indústria, onde a startup multinacional deverá funcionar.

Instalada em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Toulouse (França), a Hyperloop escolheu Contagem para iniciar o projeto no Brasil por ser uma cidade cortada por várias rodovias e pela intenção do governo em investir em empresas de alta tecnologia.

A Prefeitura disponibilizou o espaço de 22 mil metros quadrados com 4 mil metros quadrados de área construída do Centro de Memória do Trabalhador da Indústria para instalar o Centro Global de Inovação e Logística da startup, que será o quarto polo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do mundo.


Foto: Elias Ramos

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), e o presidente e co-fundador da Hyperloop, Bibop Gresta, assinaram um protocolo de intenção firmando a parceria.

Será o único centro de pesquisas dedicado ao desenvolvimento da tecnologia para o transporte de passageiros e cargas por meio de cápsulas que se movem dentro de tubos metálicos com ar de baixa pressão. 

O governo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, também é parceiro do empreendimento.

Investimentos

De acordo com a Prefeitura de Contagem, a parceria público-privada  receberá investimentos de aproximadamente R$ 26 milhões na primeira fase do projeto. Os recursos devem vir da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), da Hyperloop e de outros investidores privados. 

Transferência de tecnologias

Segundo o prefeito Alex de Freitas, o compartilhamento do conhecimento com os estudantes e instituições de ensino do município vai acontecer com a chegada da Hyperloop à cidade. 

“Propondo a fazer uma revolução na área de transportes tanto de passageiros como de carga, estamos atraindo grandes investimentos e os efeitos disso serão muito positivos para a geração de riqueza e conhecimento e para a autoestima da população”, disse Freitas.

Polo de inovação

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, existe um planejamento para desenvolver projetos e receber empresas de alta tecnologia, que não poluem, na Regional Vargem das Flores. Será um polo de inovação e de referência nacional. 

Por meio da Lei de Incentivo à Inovação, a prefeitura pretende criar cursos técnicos na Fundação de Ensino de Contagem para atender à demanda de empresas de tecnologia formando mão de obras qualificadas.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br