Data de publicação: 17-04-2018 14:00:00

Edital do transporte público de Contagem deve ser publicado na quarta-feira

Jornal Diário de Contagem On-Line
Avenida João César e Oliveira, no Eldorado: via terá sistema BRT
 
Foto: Google
 
O edital de licitação do transporte público de Contagem deverá ser publicado no Diário Oficial do município na próxima quarta-feira (18). A expectativa é de que em até seis meses o contrato seja assinado com a empresa vencedora. A autorização para abertura do processo foi assinada pelo prefeito Alex de Freitas na última segunda-feira (16).
 
O edital prevê a criação de um Sistema Integrado de Mobilidade e a construção de três corredores nas regiões do Ressaca, Leste-Oeste e Norte-Sul. A estimativa da prefeitura é de que sejam necessários investimentos da ordem de R$ 220 milhões para a execução dos projetos.
 
Conforme informado pelo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto, o sistema BRT (do inglês Bus Rapid Transit, ou trânsito rápido por ônibus, na tradução literal) será instalado nas avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff, com dez estações de transferência.
 
Ainda segundo Peixoto, também serão construídos quatro terminais – Sede, Ressaca, Petrolândia e Darcy Ribeiro –, além da requalificação do terminal do metrô, no Eldorado.
 
Novos coletivos
 
A proposta do edital é que os ônibus sejam articulados e que parte da frota seja composta por micro-ônibus, a fim de facilitar o acesso a vilas. “A maioria terá ar-condicionado e 5% serão elétricos, com foco na sustentabilidade. Os veículos serão equipados com câmeras internas e botão de pânico para acionar a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Transcon, na identificação de qualquer situação de anormalidade”, disse a prefeitura.
 
Também está prevista a instalação de painéis nos pontos, terminais e estações de transferência com informações sobre os horários de chegada dos ônibus. Alguns veículos e estações terão rede de internet Wi-Fi e as estações contarão com piso alto e bilheteria, para que o pagamento das tarifas seja feito antes do embarque.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br