Data de publicação: 17-01-2009 00:00:00

Ministro Patrus faz palestra no III Café Empresarial da ACIC

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Assessoria PMC

Os prefeitos de Contagem, Betim, Nova Lima, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Sabará e Ibirité almoçaram com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

Segundo a prefeita de Contagem, Marília Campos, já a partir da próxima semana, a questão da dengue será discutida, por ser um exemplo claro da necessidade de ações integradas e essenciais para se evitar a epidemia.

O prefeito de BH, Márcio Lacerda, disse que a busca de recursos federais de emergência para a limpeza das cidades e de terrenos que tenham acúmulo de lixo poderá ser a primeira ação deste grupo.

A prefeita Marília Campos disse que o objetivo da reunião é buscar fortalecer o grupo nas discussões para ações de interesse comum.

O grupo pretende discutir pequenos e grandes problemas, em áreas como saúde, transporte, trânsito, segurança, emprego e renda, ocasião em que serão apresentadas propostas de atuações coletivas junto aos parlamentares mineiros, estaduais e federais, em busca das melhores soluções.

Reivindicação

A prefeita de Contagem levou ao prefeito de Belo Horizonte uma solicitação de união de esforços em torno da construção das barragens de contenção no Córrego Ferrugem, afluente do Ribeirão Arrudas, de modo a resolver de forma definitiva a questão das enchentes ao longo de seu curso. “Recursos para isso existem”, garante Marília Campos.

Márcio Lacerda disse que ficou decidido que os prefeitos vão se reunir periodicamente – talvez bimestralmente – para avaliar o andamento dos trabalhos conjuntos das comissões formadas por técnicos dos municípios com áreas em comuns para discutir problemas e buscar soluções efetivas.

Córrego Ferrugem

Localizado no bairro Industrial, em Contagem, passa por obras de tratamento de fundo de vale e despoluição, com a implantação de sistema de interceptores de esgoto.

O Ferrugem é um dos afluentes da margem esquerda do Arrudas, portanto, as obras vão beneficiar, também, o ribeirão. Além de melhorar as condições de vida da população da Vila Barraginha.

O processo ainda contribui com a meta do governo do Estado de possibilitar “nadar, navegar e pescar no Rio das Velhas”, onde o Arrudas deságua.

Na próxima etapa, as avenidas Santa Isabel, Riacho das Pedras, Austríacos e Vila Rica e os córregos do Arroz e Tapera passarão por intervenções a fim de diminuir a emissão de poluentes no Ribeirão Arrudas.

As obras estão orçadas em R$11,5 milhões e fazem parte de um convênio da Prefeitura de Contagem com a Copasa, totalizando R$116 milhões até o final do ano.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br