Data de publicação: 23-05-2018 14:38:00

Governo faz reunião para discutir greve de caminhoneiros

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 
Agência Brasil
 
O governo convocou para esta quarta-feira (23), às 14h, uma reunião para discutir a paralisação dos caminhoneiros. Os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Valter Casimiro Silveira (Transportes) e Carlos Marun (Secretaria de Governo) vão conversar com os presidentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mario Rodrigues, e da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes.
 
A reunião é na Casa Civil, no Palácio do Planalto, em Brasília.
 
A paralisação, que completa três dias nesta quarta-feira, provoca desabastecimento de mercadorias e combustíveis, além de problemas de trânsito e congestionamentos. Também há relatos de reflexos na aviação civil.
 
Os caminhoneiros protestam contra o preço dos combustíveis, especialmente do diesel, em rodovias do país e a cobrança de pedágios, mesmo quando os veículos estão com os eixos levantados. O protesto que começou na última segunda-feira (21) é por tempo indeterminado.
 
Na noite de terça-feira (22), o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, confirmou acordo feito entre o governo e o Congresso Nacional para redução do preço do diesel. Guardia disse que o governo eliminará a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel e, em contrapartida, os parlamentares devem aprovar o projeto de reoneração da folha de pagamento.
 
A medida precisa ser aprovada pelo Congresso. O assunto é tema de uma audiência pública nesta quarta-feira na Comissão de Minas e Energia na Câmara. No próximo dia 30, haverá uma nova rodada de discussões durante comissão geral no Congresso.

Matérias relacionadas
Caminhoneiros entram no segundo dia de bloqueio nas estradas
Protesto de caminhoneiros contra preço do diesel acontece em 13 estados
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br