Data de publicação: 09-06-2018 17:13:00

PT lança candidatura de Lula em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O Partido dos Trabalhadores oficializou na noite dessa sexta-feira (8), na cidade Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, a pré-candidatura do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. A cúpula do PT está confiante que Lula será solto e participará do pleito de outubro de 2018.

As lideranças petistas descartam o plano B que seria um candidato substituto e enfatizam que Lula será o candidato majoritário da sigla de qualquer forma. Mas se Lula for libertado, poderá ser impedido de candidatar por causa da Lei Ficha Limpa, Lei sancionada em 2010, pelo próprio ex-presidente. 

A senadora Gleisi Hoffmann (PT), presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, agradeceu a presença de todos e voltou a falar em golpe de Estado, ao se referir no impeachment da ex-presidente Dilma.

“Falam que o mercado financeiro e a mídia estão nervosos. Para acalmar o mercado e dar um novo rumo ao país a melhor opção é Lula no comando novamente. Por isso eu garanto que a candidatura de Lula será registrada no dia 15 de agosto”, afirmou Hoffmann.

Lula cumpre pena de 12 anos e um mês em Curitiba, condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no processo do triplex. 

De acordo com a direção petista, Minas Gerais foi escolhida para ser palco do ato oficial, porque é considerada um Estado importante para as decisões eleitorais e também porque terá a ex-presidente Dilma Rousseff como candidata a uma vaga ao Senado Federal representando Minas.  

A meta do partido é eleger Dilma para o Senado, reeleger Fernando Pimentel o governo de Minas e Lula presidente novamente em 2019. Por isso, as falas mais aguardadas foram exatamente da ex-presidente Dilma e do governador Pimentel. Mas o governador que tem evitado falar com a imprensa e preferiu improvisar convidando o público para ditar uma carta para o ex-presidente Lula. 

Dessa forma Pimentel evitou o discurso e continua evitando ser questionado sobre as greves em andamento, a crise financeira que dificulta o pagamento de salários dos servidores públicos e sobre outros problemas de governo e pessoais que incluem processos de impeachment que tramitam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Dilma Rousseff também se limitou a ler uma carta, que segundo ela, foi escrita e enviada pelo ex-presidente Lula. O tom emotivo persistiu durante todo o evento que foi predominado pelo vermelho, animado e apresentado pelo Rapper Flávio Renegado e pela cantora Aline Calixto.

Além das principais lideranças do PT, cerca de 2.000 pessoas ligadas a movimentos sociais, artistas, intelectuais, religiosos e filiados à legenda participaram do evento que durou mais de cinco horas.  
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br