Data de publicação: 28-05-2007 00:00:00

Insegurança pública.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Enquanto a sociedade civil não se organizar e sair em protesto pacífico pelas ruas dos grandes centros do Brasil, as autoridades não vão tratar o tema "Segurança Pública" com o rigor da lei.

Não adianta fazer propaganda em rede nacional dizendo que vai fechar as fronteiras do Rio de Janeiro e esquecer dos demais Estados da federação. A bandidagem do Rio e São Paulo está se espalhando e Minas Gerais está sendo alvo de quadrilhas organizadas e bem armadas.

Segurança pública é um conjunto de medidas que deveria envolver todos os setores da sociedade. Os políticos fazem politicagem com o problema e se sentem às margens dos problemas. Mas até o Ministro Mantega já provou do veneno dos bandidos ficando refém durante sete horas em um sítio.

Ele não quis falar sobre o assunto, talvez esteja traumatizado ou com medo de não ter a mesma sorte de não ser reconhecido pelos ladrões. A Super Dilma, Ministra de governo também já foi alvo dos bandidos ao chegar ao Rio de Janeiro. Só falta o presidente Lula ser assaltado para que o assunto “Segurança Pública” deixe de ser pauta das intermináveis reuniões e se transforme em medidas práticas.

O país que falta emprego, educação, saúde, sobra bandidos. Estamos vivendo uma verdadeira guerra civil e Contagem que já foi considerada uma das cidades mais violentas de Minas Gerais, continua sendo pauco de vários assassinatos brutais e assaltos com organização carioca e paulista.

O pior é que nem presídios temos e as cadeias estão super lotadas. Menores estão sendo se tornando os piores bandidos por serem protegidos pela lei da infância e dos adolescentes. Menores só na idade, mas na maioria homens grandes, fortes, corajosos e bem treinados pelos bandidos mais velhos.

Quando um bandido morre, tem mais dez querendo ocupar o lugar do chefe da gangue. Enfim, são coisas que todos nós sabemos, mas que as autoridades incompetentes fazem vistas grossas. Mas já aconteceu com a Dilma e com o Mantega, veremos qual será o próximo. Talvez quando um figurão for o alvo, os nossos governantes tomem providências.

Conclusão:

Investir na educação, saúde e na geração dos 10 milhões de empregos prometidos pelo Lula há 4 anos atrás já seria um avanço para melhorar a vida dos brasileiros. Polícia é para vigiar, não é para bater e amedrontar os cidadãos de bem. Cadeia é para reeducar, não é para criar e piorar OS bandidos já existentes.

Robson Rodrigues Moreira

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br