Data de publicação: 20-07-2018 10:26:00

Por uma educação de qualidade

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reprodução internet
 
Sebastião Alvino Colomarte*
 
É inegável que o sistema educacional brasileiro necessita de ajustes para restaurar a qualidade, principalmente em se tratando do ensino público. Nesse aspecto, antes de qualquer tecnicismo, devemos centrar as ações na pessoa, ou seja, na valorização dos professores, acima de tudo.
 
Ao colocarmos em discussão a qualidade da educação, devemos levar em conta o aspecto pecuniário e, principalmente, o preparo correto dos profissionais de ensino que, na maioria das vezes, têm que lidar com alunos de diversas características e camadas sociais.
 
Isso passa por uma boa estrutura no ambiente escolar, em que professores possam ter acesso a todas as ferramentas, no sentido de oferecer um ensino de qualidade. Afinal, a tecnologia está aí para atender a todos.
 
Com uma escola restaurada, revitalizada e com profissionais motivados, o estudante, com certeza, terá prazer em frequentar o ambiente escolar. Repensar a grade curricular e o método de ensino é um dos grandes desafios, uma vez que a escola tem que despertar o interesse do educando.
 
Um dos graves problemas da educação pública foi o completo abandono desse setor nos últimos anos. Hoje, nos deparamos com a maioria das escolas sem infraestrutura ideal. Com a crise, em vários estados, até a merenda escolar ficou comprometida. Somando-se a isso tudo, temos os movimentos grevistas que, em Minas Gerais, foram constantes no primeiro semestre, o que comprometeu o calendário escolar e a formação dos estudantes.
 
Considero ser necessário recuperar, o quanto antes, a autoridade dos docentes em sala de aula com vistas a preservar a disciplina, uma vez que está cada vez mais difícil lidar com jovens neste cenário atual. Isolados em suas tribos e no mundo virtual, eles relutam em aceitar os métodos tradicionais de ensino. Penso que crianças e jovens precisam desenvolver técnicas sistemáticas de trabalho, e aí entram os professores para auxiliá-los nessa empreitada.
 
Educar para a vida e para o trabalho exige muito esforço e muita dedicação. Deixar os estudantes à deriva nesse processo educacional não é bom, pois aprender requer força de vontade. Por isso, será fundamental a presença de um profissional capacitado para guiar os jovens nessa jornada.
 
Acreditar e apostar na boa educação são formas para alcançarmos níveis mais altos de desenvolvimento. Com governos cientes de seu papel, é plenamente possível caminharmos no rumo da formação de cidadãos conscientes e aptos a enfrentar os desafios, cada vez mais complexos, de um mundo globalizado.
 
Nesse sentido, restaurar a qualidade da educação deveria ser o compromisso de todos nós, mas isso só se tornará possível com o apoio de governos centrados nesse objetivo. E aí, sim, poderemos sonhar com um futuro mais justo e com melhores oportunidades para os milhões de brasileiros.
 
*Professor, superintendente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais e diretor da Associação Comercial e Empresarial de Minas
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo jornal Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do veículo.)
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br