Data de publicação: 25-07-2018 18:56:00

Alunos e professores da Funec participam de congresso em SC

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Geraldo Tadeu/Divulgação
 
Dois estudantes do 3º ano integrado do curso de Análises Clínicas da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) – unidade Centec – foram selecionados para participar do 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que acontece de 25 a 28 de setembro, em Florianópolis (SC).
 
André de Freitas Moreira e Marcela dos Santos Matozinhos tiveram o projeto selecionado entre seis mil trabalhos de todo o mundo. A dupla investigou os riscos ocasionados pela alimentação inadequada, rica em produtos industrializados, com muito sódio, combinada com a baixa ingestão de água em alunos do ensino médio da rede pública.
 
Por meio de exames de urina e de creatinina feitos em estudantes do 2º e do 3º anos das unidades Centec e Riacho da Funec, eles constataram o desequilíbrio na hidratação e na dieta de 80% dos jovens.
 
“Por estarmos preocupados com essa geração, vimos que o brasileiro, de maneira geral, tem deixado a saúde de lado, colocando em primeiro plano a rotina. Uma atitude que pode causar complicações no futuro”, diz Marcela.
 
Representatividade contagense
 
Além dos alunos, os professores Reinaldo Nogueira e Cynthia Bello vão participar do SBPC/ML com a pesquisa “Validação dos Glicosímetros”, que mostra que o resultado dos exames de glicose serão confiáveis e o equipamento terá longa duração quando o glicosímetro for mantido limpo e bem acondicionado.
 
“Há uma ideia de que o aparelho de medição de glicose tem prazo de validade. Contradizemos isso quando apresentamos as técnicas de armazenamento. Os cuidados adequados fazem com que o aparelho apresente resultados idênticos aos exames que são realizados em laboratórios”, explica Cynthia.
 
A pesquisa dos docentes foi feita com 52 glicosímetros de várias marcas, expostos às mesmas condições de armazenamento e cuidados.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br