Data de publicação: 07-08-2018 18:46:00

Comerciantes protestam contra a taxa de publicidade

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Um grupo de comerciantes de Contagem compareceu a Câmara Municipal nessa terça-feira (7), para protestar contra a cobrança da taxa referente às publicidades contidas nas placas dos estabelecimentos comerciais.

De acordo com os empresários, os boletos começaram chegar aos comércios na primeira quinzena de julho, durante o recesso parlamentar. Os valores cobrados levam em consideração toda e qualquer publicidade afixada nas fachadas, inclusive adesivos em portas de vidros.

Segundo a prefeitura, a Lei Municipal Nº 2.575, de 30 de dezembro de 1993, regula a Taxa de Fiscalização de Engenhos de Publicidade (TFEP). Ainda de acordo com a prefeitura, apenas 4.783 estabelecimentos comerciais estavam cadastrados. Mas após um novo recadastramento contratado, ficou constatado que 10.200 descumpriam a legislação municipal e passaram a ser taxados. 

Uma reunião foi realizada entre o prefeito Alex de Freitas e comerciantes, no dia 13 de julho. Na ocasião ficou acertada uma revisão do tributo e o parcelamento em até cinco vezes. Mas os comerciantes não ficaram satisfeitos.

Então, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem interveio, a prefeitura resolveu prorrogar o vencimento dos boletos para o dia 30 de novembro e concedeu um prazo de 45 dias para que os empresários possam readequar e retirar as publicidades das fachadas dos estabelecimentos.

Mas os comerciantes não se deram por satisfeitos e resolveram procurar o legislativo para tentar reverter à cobrança do tributo. Segundo o comerciante José Maurício Moreira de Barros, as cobranças são inoportunas, principalmente nesse momento de crise econômica.

“Queremos a revogação da cobrança. Não fomos comunicados sobre a intenção do governo em realizar esse tipo de cobrança, fomos pegos de surpresa. Geramos empregos e renda, não podemos arcar com mais esse tributo. Esperamos que os vereadores apoie o empresariado local”, enfatiza Barros.

Diante das reclamações e da repercussão do caso, a mesa diretora da Câmara Municipal precisou marcar uma nova reunião com os comerciantes para acalmar os ânimos. A reunião será na próxima quinta-feira (9) e será uma nova tentativa de encontrar uma solução legal capaz de livrar os empresários de Contagem de mais um imposto.

Links relacionados

Comerciantes de Contagem podem parcelar taxa de publicidade

Taxa de publicidade tem vencimento prorrogado em Contagem
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br