Data de publicação: 11-09-2018 16:24:00

Série de ataques de 11 de setembro completa 17 anos

Lava Jato Dias
Foto: Reprodução internet
 
Agência Brasil
 
A série de atentados de 11 de setembro de 2001 completa 17 anos nesta terça-feira (11). Na ocasião, morreram cerca de 3 mil pessoas, incluindo 19 sequestradores dos aviões. A data é lembrada com cerimônias nos Estados Unidos.
 
Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, 19 homens sequestraram quatro aviões comerciais com passageiros. A bordo das aeronaves, os sequestradores colidiram contra as Torres Gêmeas, um complexo do World Trade Center, em Nova York.
 
Todos a bordo morreram e muitos dos que estavam nos prédios também. Os dois edifícios desmoronaram, depois dos impactos, atingindo os prédios ao lado. Um terceiro avião de passageiros atingiu o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, na Virgínia, nos arredores da capital, Washington.
 
A quarta aeronave caiu em um campo aberto próximo, na Pensilvânia. Segundo investigações, a partir de registros na caixa-preta e de depoimentos de parentes, passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, provocando a queda. Não houve sobreviventes.
 
Impactos
 
A partir de então, houve uma ofensiva dos Estados Unidos e países aliados lançando a chamada Guerra ao Terror, promovendo invasões ao Afeganistão para atingir o Taliban, que reuniu integrantes da Al-Qaeda.
 
O então presidente norte-americano George W. Bush lançou uma guerra contra os países que considerava inimigos dos Estados Unidos. Segundo ele, essas nações apoiavam o terrorismo e mantinham armas de destruição em massa, tendo como referências o chamado “eixo do mal”: Coreia do Norte, Irã e Iraque.
 
Na ocasião, os norte-americanos aprovaram leis para aumentar o rigor antiterrorismo e vários países fizeram o mesmo. Houve efeito também na economia, com o fechamento das bolsas de valores e prejuízos nas indústrias.
 
O prédio do Pentágono, também atingido por um dos aviões, foi reconstruído e virou uma espécie de símbolo. Em 2006, o processo de reconstrução foi iniciado no local do Word Trade Center, para que no local fossem levantados edifícios de escritórios.
 
Em homenagem ao voo 93, desviado na Pensilvânia, e que estava programado, segundo investigações, para atingir a sede do governo dos Estados Unidos, foi construído um memorial.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br