Data de publicação: 08-11-2018 18:42:00 - Última alteração: 08-11-2018 18:43:11

Projeto que prevê desconto em taxa de publicidade é aprovado

Itau Power Shopping
Foto: Samuel Junio Tomaz/Divulgação
 
Foi aprovado, nesta semana, pela Câmara Municipal de Contagem (CMC), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 022/2018, que prevê um desconto de 50% na Taxa de Fiscalização de Engenhos de Publicidade (TFEP), incidente sobre anúncios e placas instalados em vias públicas.
 
A votação, em segundo turno e redação final, aconteceu depois de muitas manifestações de comerciantes do município, que não concordaram com o início da cobrança da taxa, em alguns casos, nem com o aumento considerado abusivo, em outros casos.
 
“A matéria em questão concede remissão para os engenhos de publicidade cadastrados de 50% da variação entre o exercício de 2018 e o de 2017. Para aqueles que não tiveram lançamento no ano passado, o desconto será sobre o valor lançado em 2018. E os contribuintes que já efetuaram o pagamento dos boletos deste ano e fizerem jus ao benefício poderão aproveitar o crédito do abatimento na taxa de 2019”, informou a CMC.
 
Impasse
 
Antes da votação do projeto, alguns vereadores divergiram acerca da isenção da cobrança da TFEP de acordo com o tamanho das placas. O vereador Daniel do Irineu (PP) lembrou que apresentou uma emenda, ainda no primeiro turno, para que não fossem tributados os engenhos de até 4 m².
 
“Mas fui convencido a retirá-la, para entrarmos com uma emenda de liderança unânime que isentaria 30% da fachada. No entanto, eu trouxe essa emenda, e teve apenas três assinaturas”, disse.
 
Já o líder de governo na Câmara, vereador Teteco (MDB), afirmou que o texto aprovado foi resultado de um acordo entre as partes envolvidas na questão. “Não estava prevista a entrada da emenda alterando o tamanho das placas isentas, que hoje é de 1 m², mas debatemos, e o prefeito aceitou o aumento para 2 m², e logo enviará o projeto”.
 
Mais mudanças
 
Outra alteração prevista pelo PLC 022/2018 diz respeito à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano de entidades desportivas e recreativas. O benefício concedido a essas instituições deixará de ser aplicado a imóveis que não abriguem atividades sociais, educativas ou desportivas.
 
Matérias relacionadas
Impasse sobre taxa de publicidade continua sem solução
Comerciantes protestam contra taxa de publicidade
Taxa de publicidade tem vencimento prorrogado em Contagem
Comerciantes de Contagem podem parcelar taxa de publicidade
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br