Data de publicação: 31-05-2007 00:00:00

Cobrança do IPTU e multas de trânsito estão sendo discutidas em Contagem.

Joel de Brito - Agulhas que Curam

Na reunião plenária da Câmara dos Vereadores desta terça-feira, 29.05, oposição e situação se uniram em favor do povo. Lucas Cardoso reclamou da forma cm está sendo feito à cobrança do IPTU e Jander Filaretti mais uma vez discordou da instalação dos pardais na cidade.


O vereador Lucas Cardoso reclamou da forma desumana como está sendo feito a cobrança dos IPTU’s – Imposto Predial e Territorial Urbano de pessoas carentes do bairro Nova Contagem e região. Segundo o vereador, existem vários moradores de casas que eles foram doadas que por questão de sobrevivência, montaram portinhas comerciais e perderam o direito a isenção do imposto.

“Uma moradora de idade avançada me procurou desesperada com uma cobrança judicial nas mãos. O oficial de justiça deu cinco dias para a senhora pagar o IPTU em atraso e a moradora chegou a sentir-se mau de saúde. Tivemos que socorrer a senhora. Tudo isso por causa de uma lojinha fechada que ela tem em frente de sua casa. Os oficiais de justiça estão pressionando falando em desapropriação dos inadimplentes. Tenho certeza que a prefeita Marília Campos não está sabendo da forma com está sendo feita às cobranças”, enfatiza Lucas Cardoso que pediu socorro para aqueles que estão sendo ameaçados por citações judiciais.

Lucas completou dizendo que é contra a isenção da taxa de IPTU e que não tem medo de perder votos por isso. “Tem que nascer políticos corajosos em Contagem para voltar à cobrança de IPTU residencial na cidade. A não cobrança do imposto residencial penaliza os comércios e indústrias. Quem pode pagar, tem que pagar o justo, quem não pode, paga o mínimo. Sem a arrecadação a cidade fica sem recursos para se desenvolver ”, finaliza o vereador.

O oposicionista, vereador Jander Filaretti mais uma vez discordou da atitude da Transcon em instalar pardais pela cidade. “Os pardais não educam, só punem. Quem sai ganhando com isso é a administração pública e a empresa que presta os serviços. Os radares são ferramentas de arrecadação, os pátios estão lotados de carros apreendidos e os motoristas dão conta da situação quando vão renovar seus documentos”, explica Jander.

Filaretti também falou sobre a forma como estão sendo feita as cobranças dos IPTU’s. “Os promotores estão recebendo comissões para agilizarem as cobranças dos impostos em atraso. Por isso eles estão sendo taxativos e estão usando todo o rigor da lei contra os devedores”, finaliza o vereador.

O vereador Lucas Cardoso que sempre trabalhou para o melhoramento do trânsito da cidade, elaborou um projeto de lei para que as multas de trânsito também sejam parceladas em Contagem como acontece em Belo Horizonte. Segundo sua assessoria, o projeto está em tramitação no executivo e espera-se que em breve chegue à Câmara Municipal para ser votada.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br