Data de publicação: 07-03-2009 00:00:00

Viver Núcleo de Fisioterapia

Jornal Diário de Contagem On-Line

No próximo domingo, 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada em homenagem às 130 tecelãs mortas carbonizadas em uma fábrica têxtil, no ano de 1857, em Nova York.

Na ocasião, as trabalhadoras reivindicavam melhores condições trabalhistas, como redução na carga horária, equiparação do salário com o dos homens e tratamento digno no ambiente de trabalho.

Apenas em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, é que o dia 08 de março foi escolhido como o Dia Internacional da Mulher, mas ainda levou 65 anos para ser oficializado pela ONU.

Violência contra a mulher

Contagem e outros 30 municípios mineiros aderiram ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os Estados.

O vice-governador Antônio Augusto Anastásia presidiu a reunião com os prefeitos e reforçou que o dia da mulher não pode ser apenas no dia 08, mas todos os dias do ano.

De acordo com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o Pacto será aplicado de acordo com quatro princípios: prevenção, atendimento à mulher, combate à violência e garantia de direitos.

No dia 18.03, representantes técnicos dos 31 municípios devem se reunir com o pessoal da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres de Minas Gerais.

O encontro tem o objetivo de dar início à definição dos projetos que terão que ser apresentados ao Governo Federal até final de abril para a liberação dos recursos.

Os convênios deverão ser firmados de maneira isolada, pelos municípios, mas dentro da sistemática de rede proposta para funcionamento do pacto, passando, inclusive, pela coordenação estadual.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br