Data de publicação: 01-06-2007 00:00:00

O “Projeto Contagem Pró-ISO” participou da Semana da Indústria com qualidade.

B&D Contabilidade

Criado pela Prefeitura do Município de Contagem, gerenciado pela ACIC - Associação Comercial e Industrial de Contagem e com o interveniência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Projeto Contagem Pró-ISO comemorou o Dia da Indústria, 25 de Maio e a Semana da Indústria de Contagem conscientizando as empresas sobre a importância da Certificação ISO.

Atendendo os requisitos das Normas NBR ISO 9001 e 14001, o Projeto Contagem Pró-ISO oferece as empresas implantação em Sistema de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental disponibilizando cursos, palestras e seminários. Segundo a Coordenadora do Projeto, Maria Cristina Romero Marques, as indústrias bem sucedidas são aquelas que mantêm o foco na qualidade.

“As empresas precisam cuidar da qualidade em suas operações procurando manter os mesmos padrões de serviços e produtos fornecidos aos clientes. Com o foco na qualidade, as empresas se destacam perante a concorrência e passam a ter novas oportunidades no mercado cada vez mais competitivo. O Projeto “Contagem Pró-ISO” contribui para o desenvolvimento econômico de Contagem qualificando as empresas interessadas em garantir sua competitividade com a implantar o Sistema de Gestão da Qualidade”, enfatiza Maria Cristina Romero Marques.

Poder público

A Prefeita Marília Campos reconhece a importância do Projeto “Contagem Pró-ISO” que contribui para a retomada do crescimento econômico e social do município. “Estamos revitalizando todos os parques industriais da cidade para que mais empresas se estabeleçam em Contagem. Mas é importante que todas mantenham um padrão de qualidade elevado para atender bem e gerar os empregos que necessitamos. O Projeto “Contagem Pró-ISO” cuida da qualificação das empresas e a Funec e a Cefet na formação de profissionais qualificados para atender as empresas que já estão estabelecidas em Contagem e as que estão por vir”, conclui a prefeita.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento disse que o Projeto “Contagem Pró-ISO” já está qualificando as empresas e fazendo com que se tornem mais competitivas dentro do mercado. “Precisamos divulgar a oportunidade de qualificação que estamos oferecendo as empresas. É necessário que os empreendedores percebam que para serem competitivos dentro do mercado, a qualidade é um dos principais pré-requisitos. As empresas precisam ter um conjunto de ações para produzir com qualidade diminuindo custos e atender bem através de um setor comercial eficiente. O processo de qualificação promovido pelo Projeto “Contagem Pró-ISO” aborda todos estes aspectos”, ressalta Sant Clair Schmiett Terres.

Parceiros

O presidente da Acic – Associação Comercial e Industrial de Contagem disse que o momento é de extrema competitividade e que a produtividade e a eficiência são marcas importantes.

“Atualmente para se destacar no mercado é necessário que as empresas se qualifiquem. A certificação da ISO é a contribuição que a Acic em parceria com a prefeitura de Contagem está dando as empresas do município e da região metropolitana. Queremos que as empresas passem pelo processo de qualificação e se tornem mais competitivas. Assim as todas poderão contribuir de forma definitiva para que Contagem recupere o espaço perdido e volte a ser referência industrial do Brasil”, explica Marco Aurélio Moreira.

Empresariado

Domingos de Castro, empresário do setor de transportes e vice-presidente da Acic - Associação Comercial e Industrial de Contagem disse que o Projeto “Contagem Pró-ISO” é fundamental para as empresas alcançarem a sustentabilidade controlando a qualidade da produção e a comercialização dos seus produtos.

“A certificação trás muitos benefícios para as empresas a partir do momento que a ferramenta é usada adequadamente. Um planejamento com metas bem traçadas visando buscar os resultados é altamente positivo em qualquer ramo de atividade. Mas para isso é necessário um grande envolvimento por parte da direção da empresa, pois, o empreendedor é a peça mais importante dentro do processo de qualificação. De posse dos procedimentos, se consegue o envolvimento de toda a equipe de trabalho da empresa. Confesso que, depois da certificação da ISO a minha empresa conquistou mais respeitabilidade dos fornecedores, parceiros e clientes. Isso aconteceu porque todos sabem que a minha empresa tem controle dos procedimentos e um planejamento para o futuro”, explica Domingos de Castro, diretor da Transportadora Transfenix certificada no ISO 9001-2000 a quatro anos pelo Projeto “Contagem Pró-ISO”.

Últimas Empresas que obtiveram a Certificação ISO 9001:2000 conveniadas ao Projeto: HB Factoring e Fomento Comercial Ltda, IMECA Indústria Mecânica Canaã Ltda, Maxtemper Energia Solar Ltda e Seva Engenharia Eletrônica S/A.

Empresas que aderiram ao Projeto em 2007: Alfenas Imóveis Ltda, Fossil Saneamento Ltda. Oxigás Resíduos Especiais Ltda, RDG Indústria Mecânica Ltda, Sustenta Perfis Metálicos Transdias Ltda e Die-Tec Peças Automotivas Ltda.

AS EMPRESAS SÓ TÊM A GANHAR PARTICIPANDO DO PROJETO “CONTAGEM PRÓ-ISO”

Custo reduzido em relação ao praticado no mercado; Articulação junto a Organismos Certificadores de reconhecimento internacional para redução de custo das atividades de certificação; Acompanhamento de consultores seniores selecionados e reconhecidos pelos Organismos Certificadores; Apoio integral da Prefeitura do Município de Contagem com o aval da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Troca de experiência entre as empresas participantes; Gerência da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Contagem; Implantação do Sistema de Gestão de seis a doze meses conforme a opção da empresa; Treinamentos compartilhados; Acompanhamento da Coordenação do Projeto durante todo processo de implantação visando aplicar ações corretivas e preventivas, quando necessário.

“Empresas certificadas potencializam sua capacidade de administrar, fazer negócios e conquistar mercado”.

“Projeto Contagem Pró-ISO”
Local: ACIC - Associação Comercial e Industrial de Contagem
Avenida Olímpio Garcia, 430 - 3º andar - Bairro Eldorado - Contagem - MG.

proiso@acicmg.com.br
3395-4646 / 3395-1822

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br