Data de publicação: 12-02-2019 20:47:00

Vale diz que não havia risco de rompimento da barragem de Brumadinho

Academia Equilíbrio Funcional
Diretor de Planejamento da Vale, Lucio Cavalli, concede entrevista, no Rio de Janeiro, sobre rompimento da barragem de Brumadinho
 
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
 
Agência Brasil
 
Diretores da mineradora Vale contestaram nesta terça-feira (12) que o rompimento da barragem da Mina do Feijão, no último dia 25, em Brumadinho, tenha ocorrido por causa do aumento dos níveis de água no reservatório, erro de leitura dos instrumentos, problema com as nascentes existentes nas proximidades ou ocorrência de tremores de terra. Além disso, segundo os diretores, laudos não apontavam risco de rompimento.
 
"Essa narrativa de que a barragem era insegura e de que houve aumento dos níveis de água não se sustenta. Especulações estão sendo feitas a partir de fragmentos de informação que, se mal interpretados, podem levar a conclusões equivocadas", disse Luciano Siani, diretor de Finanças e Relações com investidores da Vale, em entrevista à imprensa no Rio de Janeiro. De acordo com ele, a barragem não recebia rejeitos desde 2016.
 
A Polícia Federal investiga se houve acúmulo de água na barragem, o que poderia gerar o fenômeno da liquefação, quando os rejeitos se tornam menos sólidos e mais líquidos, e falhas no sistema de drenagem.
 
Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos e Carvão, Lucio Cavalli, a água das nascentes foi canalizada para fora das barragens e as auditorias comprovam que ao longo do tempo caiu o nível da água na barragem.
 
Os dois executivos também apresentaram documentos da Vale, entre eles um parecer técnico solicitado à consultoria IBPTech e emitido no último sábado (9). O documento revela que houve um problema de configuração na automatização de 46 piezômetros, dispositivo para monitoramento do volume de água. Esta seria a razão da troca de e-mails entre funcionários da Vale, cujo teor foi divulgado por veículos de imprensa nos últimos dias.
 
"As leituras estão incoerentes. Favor verificar o que aconteceu. Ainda estamos sem leituras para prosseguir com o monitoramento desta barragem à montante. Priorizar isso! Se não encontrarem a falha me liga no celular", diz um dos e-mails. De acordo com Cavalli, assim que o problema de configuração foi resolvido, as medições se mostraram dentro da normalidade. "Houve indicação de diferenças de níveis absurdas. Se fossem verdadeiras as leituras, haveria água jorrando na barragem ou água abaixo do nível da barragem", disse.
 
Outro episódio relatado pelo diretor diz respeito à instalação de drenos horizontais profundos, em junho de 2018. Após a constatação de um problema em uma das perfurações, a ação teria sido imediatamente paralisada e a normalidade da estrutura verificada após 24 horas.
 
Laudos
 
Foram apresentados também trechos do último laudo de estabilidade da barragem apresentado em 25 de setembro de 2018 pela empresa Tüv Süd. O documento assegura que a estrutura possuía fator de segurança acima do mínimo preconizado pela norma NBR 13028/2017. De acordo com os diretores, a Tüv Süd fez recomendações corriqueiras. Das 17, oito já teriam sido atendidas e nove estariam em andamento.
 
Luciano Siani afirmou ainda que, apesar da licença ambiental obtida pela Vale em dezembro de 2018 para descaracterizar a barragem, nenhuma obra havia sido iniciada. "Ainda estávamos cumprindo as condicionantes necessárias para se iniciar o projeto". O diretor disse também que o pedido de descaracterização foi apresentado pela empresa em 2015. Segundo ele, a mineradora está empenhada em ajudar nas investigações e todos os dados e documentos já foram compartilhados com as autoridades.
 
Sismos
 
Os diretores descartaram a possibilidade de que o rompimento tenha sido influenciado por sismos. Segundo Cavalli, ainda é preciso melhor investigação, mas dados preliminares da Vale apontam não ter ocorrido tremores de terra na região no momento da ruptura, sejam naturais ou provocados.
 
Matérias relacionadas
Vítimas identificadas da tragédia em Brumadinho chegam a 160
Número de desaparecidos em Brumadinho não tem alteração
Evacuações em áreas próximas a barragens foram preventivas
Lista de vítimas identificadas da tragédia de Brumadinho é atualizada
Buscas por vítimas do rompimento da barragem chegam ao 14º dia
Número de mortos em Brumadinho chega a 150; 182 estão desaparecidos
Polícia Militar prende seis pessoas em Brumadinho
Tragédia em Brumadinho ainda tem 199 desaparecidos
Vídeo mostra onda de lama após rompimento de barragem em Brumadinho
Agentes fazem cerimônia em homenagem às vítimas da barragem da Vale
Amostras de 108 famílias são coletadas para exames de DNA
Missa de sétimo dia será celebrada pelas vítimas de Brumadinho
Chega a 99 número de mortos em Brumadinho
Defesa Civil divulga lista de locais seguros em caso de evacuação
Funcionários da Vale Brumadinho não batiam cartão de ponto
Sobe para 60 número de mortos em tragédia de Brumadinho
Mais de 100 pessoas são resgatadas com vida em Brumadinho
Associação de Municípios Mineradores ressalta importância de punir responsáveis
Municípios vizinhos a Brumadinho divulgam alertas à população
Rejeito atingiu rio Paraopeba, diz Corpo de Bombeiros
Prefeitura de Contagem envia ajuda a Brumadinho
Barragem da Vale se rompe em Brumadinho
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br