Data de publicação: 14-02-2019 16:39:00 - Última alteração: 14-02-2019 16:46:03

Secretaria de Saúde de MG faz alerta para vacinas desatualizadas

Lava Jato Dias
Foto: Marcus Ferreira/Divulgação
 
Algumas instituições privadas estão aplicando, neste ano, vacinas contra a gripe (influenza) da temporada 2018, mas elas são ineficazes no combate às cepas de 2019. O alerta foi feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (14).
 
De acordo com a pasta, a vacina da temporada atual ainda não foi distribuída para as redes pública e privada. A campanha oficial está prevista para acontecer no próximo outono, de 15 de abril a 31 de maio. 
 
“Não se trata de vacinas vencidas, mas a composição está desatualizada, pois não contém as cepas indicadas em estudos e documentos técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. As pessoas ficarão com falsa sensação de proteção”, adverte a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Janaína Fonseca Almeida. “Deve-se salientar que ocorreram duas mudanças em relação à vacina trivalente indicada para a temporada de 2019, comparada à utilizada no ano passado”, complementa.
 
Critérios
 
De acordo com a SES, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, como crianças menores de cinco anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
 
Para atender às necessidades de proteção contra influenza, a composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS, com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. Para a temporada de inverno do Hemisfério Sul, a recomendação sobre a composição da vacina é feita sempre no segundo semestre de cada ano que antecede a temporada.
 
A composição da vacina a ser comercializada ou utilizada no Brasil para a temporada de 2019 foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Resolução-RE Nº 2.714, de 4 de outubro de 2018 (Publicada no DOU nº 193, de 5 de outubro de 2018).
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br