Data de publicação: 18-03-2009 00:00:00

Espírito Natalino

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Comunidade dos Arturos de Contagem

O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela ONU devido ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na província de Gauterg, na África do Sul, em 21 de março de 1960.

Houve um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC), contra a Lei do Passe, que obrigava os sul-africanos negros a usarem um cartão, no qual estava escrito onde eles podiam e deviam ir.

Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. No entanto, a polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 negros e cerca de 180 ficaram feridos. Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção, pela primeira vez, na questão da Apartheid e nos horrores que vinham acontecendo na África do Sul.

No dia 21 de novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação.

No Brasil, o dia 21 de março é “comemorado” com manifestações e debates no sentido de conter as discriminações e as desigualdades. Parte destas discussões sinaliza para a organização da segunda Conferência Nacional da Igualdade Racial, decretada pelo Presidente Lula, que acontecerá em Brasília, no mês de junho.

Em Contagem, a Conferência Municipal será no mês de abril, com o tema “Desafios e perspectivas para Igualdade Racial”. 
 
Por: Rinaldo de Castro

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br